Manaus será a primeira capital do Brasil a receber o “Mutirão Nacional de Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS)” para pessoas com deficiência, após solicitação do vereador Alonso Oliveira (Avante), diretamente ao Ministério da Previdência Social. A ação, que visa zerar a fila de espera dos segurados que aguardam a realização de perícia médica no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), será realizada nos dias 17 e 18 de junho.
O parlamentar esteve no dia 12 de abril, em Brasília (DF), apresentando ao secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Wolney Queiroz, a Indicação n° 233/2023, solicitando o atendimento emergencial para a redução da fila de pedidos de benefícios do INSS
“Depois das nossas manifestações no Parlamento Municipal e também no Ministério da Previdência Social, recebemos essa grande notícia, que a nossa cidade vai receber esse mutirão de atendimentos do BPC, essa iniciativa busca reduzir a fila dos benefícios pendentes de avaliação social e perícia médica nas cidades onde o número de requerimentos é expressivo” explicou Oliveira.
Em Manaus a expectativa é de que 462 pessoas sejam atendidas. Haverá 25 assistentes sociais na Agência da Previdência Social – APS Codajás, 8 na APS Porto, 6 profissionais do Serviço Social distribuindo informações, além de peritos médicos.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC), é um benefício no valor de um salário mínimo pago a segurados de baixa renda com idade acima de 65 anos ou que sejam pessoas portadoras de deficiência.