Manaus (AM) – A capital do Amazonas, Manaus, amanheceu envolta por uma densa nuvem de fumaça neste sábado (4). De acordo com relatos enviados ao Portal Remador, a visibilidade na ponte Rio Negro estava quase nula devido às espessas nuvens de fumaça que cobriam a região.
Outras denúncias recebidas pelo Portal Remador também indicaram que a orla da Manaus Moderna estava encoberta pelas nuvens de fumaça, tornando a navegação naquela área desafiadora.
Denúncia recebida pelo Portal Remador indica que a orla da Manaus Moderna estava encoberta pelas nuvens de fumaça, tornando a navegação naquela área difícil. pic.twitter.com/hSWn3GaSNm
— Portal Remador (@PortalRemador) November 4, 2023
Em um vídeo publicado nas redes sociais no dia anterior, o governador do Amazonas, Wilson Lima (UNIÃO), mencionou que a fumaça que envolve Manaus provém do estado do Pará. No entanto, a situação na cidade tem se agravado.
Governo do Amazonas @wilsonlimaAM diz que a fumaça que está na cidade de Manaus nesta sexta-feira (3), vem do Pará.@helderbarbalho pic.twitter.com/d8G7nBa4mY
— Portal Remador (@PortalRemador) November 3, 2023
O aplicativo Selva, desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), revelou que vários bairros de Manaus estão enfrentando uma qualidade do ar classificada como “péssima”. Além da fumaça, um forte odor se espalhou por várias áreas da cidade.
O aplicativo Selva também divulgou que, às 6h39, a poluição do ar em Manaus atingiu a marca de 125, colocando a capital na primeira posição como a cidade mais poluída do Brasil. A população de Manaus enfrenta um desafio devido a essa situação de qualidade do ar e poluição.