Manaus (AM) – O ano de 2022 foi marcado por uma série de conquistas no saneamento básico em Manaus. Entre elas, está a chegada da água tratada para aproximadamente 77 mil pessoas, que moram em comunidades que passaram por processo de regularização fundiária e em áreas vulneráveis de Manaus, como regiões de becos e palafitas.
A Águas de Manaus fez um trabalho para garantir uma estrutura de abastecimento regular nestas regiões. Ao longo do ano, foram realizadas mais de 50 obras para implantação de novas redes de água na cidade, que beneficiaram uma população aproximada de 77.370 pessoas, que não contavam com o serviço regularmente.
Atualmente, o abastecimento de água em Manaus está universalizado, com uma população superior a 2,2 milhões de pessoas atendidas. Ao acompanhar o ritmo de crescimento da cidade, a empresa conseguiu se tornar a capital do Brasil que mais ampliou a oferta de água tratada nos últimos anos, de acordo com dados do Instituto Trata Brasil.
“Manaus é uma cidade que tem diversas particularidades. Nossas equipes estão preparadas para todo tipo de ação nesse sentido, se adaptando às características de cada área da cidade. Estamos sempre em contato com os moradores para entender o histórico dessas comunidades, como elas se formaram e quais as necessidades que precisam ser sanadas para que possamos levar água de qualidade”, aponta o diretor-presidente da concessionária, Diego Dal Magro.
Trabalho intenso
Várias comunidades tiveram suas realidades transformadas com a chegada da água tratada. Um desses locais foi a comunidade Coliseu, na Zona Leste de Manaus, que recebeu mais de 15 Km de tubulações de água tratada, que beneficiam mais de 8 mil pessoas.
De lá, também saiu o cadastro na Tarifa Social Manauara da dona de casa Ana Caroline dos Santos – ela foi a pessoa de número 100 mil a receber o benefício que concede 50% de desconto na fatura de água e esgoto.
“É muito bom ter água em casa. Antes de a obra ser realizada aqui, fazia muito tempo que eu não tomava banho de chuveiro. Dependia dos vizinhos e isso não era só comigo. Tinha briga por causa disso, e agora, poder abrir a torneira, poder cozinhar com água tratada, sem medo de adoecer, é algo maravilhoso”, disse a dona de casa.
Com as próximas entregas da concessionária, a água tratada vai chegar a comunidades que passaram por processos de regularização fundiária, como Ismail Aziz (zona Oeste), Novo Milênio, Acará e Itaporanga, (zona Norte), Nossa Vitória, Nossa Conquista e Nova Conquista (zona Leste). São aproximadamente 35 quilômetros de novas redes de abastecimento que devem garantir água tratada para mais de 25 mil pessoas.