- MANAUS (AM) – Uma das manifestações mais tradicionais e ácidas do Carnaval de Manaus abre sua temporada 2026.
- A Banda da Bica realiza, nesta quinta-feira (22), a partir das 20h, seu primeiro ensaio oficial no emblemático Bar do Armando, localizado no Centro Histórico.
- O evento marca o lançamento público do tema deste ano: “A Bica não é ching ling, mas o tambaqui agora fala mandarim”.
MANAUS (AM) – Uma das manifestações mais tradicionais e ácidas do Carnaval de Manaus abre sua temporada 2026. A Banda da Bica realiza, nesta quinta-feira (22), a partir das 20h, seu primeiro ensaio oficial no emblemático Bar do Armando, localizado no Centro Histórico.
O evento marca o lançamento público do tema deste ano: “A Bica não é ching ling, mas o tambaqui agora fala mandarim”. A escolha é uma crítica bem-humorada ao fato de a China ter se tornado a maior produtora mundial de tambaqui, superando o Amazonas na criação do peixe que é o símbolo da culinária local.
Crítica com Escracho
A marchinha de 2026, assinada por Simão Pessoa, Junior Rodrigues e Pedro Donadio, mantém a essência da Bica: usar o riso para refletir sobre a realidade econômica e cultural.
“A China ultrapassou o Amazonas na produção de um peixe que é nosso, ligado à nossa cultura. Em breve, estarão exportando tambaqui para o mundo todo. Achamos o tema perfeito para o escracho e a brincadeira, que são a cara da Bica”, explica Ana Cláudia Soeiro, presidente da banda.
Tradição no Centro Histórico
Fundada em 1986, a Banda Independente Confraria do Armando (BICA) é patrimônio da irreverência amazonense. O ensaio de hoje contará com a animação de Rosivaldo e os Metais de Olinda, garantindo o ritmo das marchinhas e o clima de Carnaval de rua que atrai milhares de foliões todos os anos.
Durante a noite, o público poderá conferir em primeira mão a letra que promete chicletear na cabeça do manauara. Trechos como “Ô Bananão, que coisa engraçada / A Amazônia cheia de rio e calor / Mas quem vende tambaca pro planeta / É a China, meu amor” já dão o tom da sátira.
Esta é uma notícia que une Cultura, Tradição e Gastronomia, com aquele toque de crítica social que o manauara adora. No Padrão Remador, destacamos o valor histórico do Bar do Armando e a irreverência do tema, que toca em um assunto polêmico: a produção chinesa de tambaqui.
Letra da Marchinha 2026
Tema: A Bica não é ching ling, mas o tambaqui agora fala mandarim (Compositores: Simão Pessoa / Junior Rodrigues / Pedro Donadio)
Ai, ai, ai que confusão Tambaca “made in China” Na minha refeição Se é frito, assado, yakisoba, ô pá, Entra na BICA e vamos rir pra não chorar
Tem ching ling no salão É tambaqui falando mandarim Veio de longe, cruzou o oceano Esse ruelo nasceu em Pequim
Ô Bananão, que coisa engraçada A Amazônia cheia de rio e calor Mas quem vende tambaca pro planeta É a China, meu amor…




