A desembargadora Carla Maria Santos Reis determinou, nesta quinta-feira (15), a prisão preventiva do policial militar Douglas Napoleão Campos, 45 anos, conhecido como o “Senhor das Armas”, preso em flagrante no dia 1º deste mês em Manaus, transportando duas metralhadoras antiaéreas de uso restrito, modelo Browning M1919 A4/A6 calibre .30.
Douglas Napoleão foi detido na Alameda Cosme Ferreira, bairro Zumbi dos Palmares, por policiais militares após ser flagrado com o armamento de alto poder destrutivo, geralmente utilizado em confrontos armados e por organizações criminosas.
Apesar do Ministério Público do Amazonas (MPAM) ter solicitado a conversão da prisão em flagrante em preventiva, devido à gravidade da conduta e risco à ordem pública, o juiz Luís Cláudio Chaves havia concedido liberdade provisória ao policial na audiência de custódia, impondo medidas cautelares diversas da prisão, incluindo monitoramento por tornozeleira eletrônica.
Insatisfeito com a decisão, o promotor Thiago de Melo Roberto Freire ingressou com uma Ação Cautelar Inominada no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ressaltando a potencial ligação do arsenal apreendido com o crime organizado e os perigos que o policial representava à segurança pública.
Atendendo à solicitação do MPAM e considerando os riscos evidenciados nos autos, a desembargadora Carla Reis determinou, em caráter de urgência, a revogação da liberdade provisória e a prisão preventiva de Douglas Napoleão.
O comandante da Polícia Militar, coronel Klinger Paiva, afirmou que imediatamente após tomar conhecimento da decisão judicial ordenou que o policial fosse localizado e preso para cumprimento da determinação.
