Da Redação do Remador
Pela passagem do Dia do Jornalista brasileiro, comemorado em todo o país no dia 7 de abril, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – Sinjor/Am, a FederaçãoNacional dos Jornalistas – Fenaj e a Assembleia Legislativa do Amazonas – Aleam, realizam Sessão Especial nesta segunda-feira, 8/4, às 11h45, no plenário Ruy Araújo. No centro dos pronunciamentos e abordagens estão o pedido pela aprovação da Moção à Proposta de Emenda Constitucional 206/12, a PEC do Diploma e a solicitação de audiência pública ao Piso Salarial da categoria no Estado.
“A ideia de nossa diretoria é usar o espaço da Casa Legislativa para fazer reverberar à sociedade amazonense, a importância de temas nacionais relevantes à organização da categoria, sem esquecer de reivindicações no Estado como o Piso Salarial, proposta enviada pelo Poder Legislativo no ano passado ao Executivo estadual”, destacou o presidente do Sinjor/Am, jornalista Wilson Reis.
Jornalistas das mídias sociais, tevês, rádios e impressos foram convidados ao evento. A participação de professores e estudantes representantes das instituições formadoras de nível superior, as faculdades particulares e a Universidade Federal do Amazonas, confirmaram suas presenças, revelando o interesse na pauta.
O Dia do Jornalista brasileiro foi instituído em 1931, por decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830. A data surgiu para assegurar aos jornalistas seus direitos e legitimar a profissão, após anos de lutas pela organização da categoria, a livre manifestação do pensamento e a Liberdade de Imprensa.
A solicitação da Sessão Especial é de autoria dos deputados Adjuto Afonso (UB/AM) e Mayara Pinheiro (Republicanos). “Por intermédio do Sindicato, parabenizamos a categoria pela contribuição na difusão e comunicação de notícias à sociedade amazonense, com ética, responsabilidade, credibilidade e na liberdade de expressão e imprensa”, disse Afonso.