A Prefeitura de Parintins e o Governo do Estado do Amazonas abriram, oficialmente, na noite desta segunda-feira, 12, na Arena Olímpica Rubem dos Santos, a 46ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s), Etapa Pólo III. Com a presença de um grande público, mais de 1.200 estudantes atletas das escolas federais, estaduais e municipais dos municípios de Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Nhamundá e Parintins (sede), além de professores participaram da festa esportiva.
A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Mateus Assayag, da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, o deputado federal Saullo Vianna, deputada estadual Mayra Dias, o ex-prefeito Bi Garcia, do coordenador geral dos JEAs 2025, Jeferson Vieira dos Santos, do secretário de esporte, Luan Cavalcante, além de representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), vereadores e autoridades políticas dos municípios vizinhos.

“Como anfitrião, prefeito de Parintins, eu fico extremamente feliz de poder receber todas as delegações na nossa estrutura esportiva, nos nossos ginásios com jogos sadios e que se possa respeitar todas as regras e todos os adversários dentro das linhas. Que a gente aqui descubra não só os campeões dos jogos escolares de 2025, mas grandes talentos revelados, a exemplo de Pedro Nunes”, comemora o prefeito Mateus Assayag.
A cerimônia teve como momentos de destaques o desfile das delegações, o acendimento da Pira Olímpica feita pelo maior nome esportivo do estado, o atleta parintinense bicampeão sul-americano e que representou o Brasil nas Olimpíadas 2024, na prova de lançamento de dardo, Pedro Henrique Nunes, além do juramento do atleta e da arbitragem, shows dos bois Caprichoso e Garantido e os primeiros jogos.
“É gratificante pra mim retornar depois de 11 anos, ver o quanto cresceu e quantos atletas chegaram aqui querendo representar o seu município, trazendo esse legado de revelar aqui os campeões. Parintins sabe fazer festa, não só com o festival, mas nas grandes competições que realiza. Só tenho que agradecer ao prefeito Mateus pelo convite e ver a grande quantidade de atletas competindo”, destaca o atleta Pedro Henrique.
A competição se estende até o dia 17 de maio, com disputas em oito modalidades, nas categorias infantil e juvenil, naipes masculino e feminino, classificando os campeões para a etapa final do JEAs que acontece em Manaus, no período de 17 a 27 de julho.
