A Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi iluminada na cor laranja na noite desta terça-feira (6 de maio), marcando o início das ações da campanha “Maio Laranja”, dedicada à conscientização e enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa está prevista na Lei nº 2.933/2022, de autoria do vereador Ivo Neto (PMB), que reforça a importância do engajamento da sociedade e do poder público na proteção da infância.
“Essa é uma causa que carrego com muito compromisso desde a época em que fui conselheiro tutelar. Ver o prédio da Câmara iluminado simboliza o nosso dever de não silenciar diante de tantas violações de direitos”, declarou Ivo Neto, que também é autor de outras leis voltadas à proteção infantojuvenil.
Entre elas, estão a Lei nº 570, que obriga a exibição de vídeos educativos sobre o tema em eventos culturais; a Lei nº 3.436, que proíbe a contratação, no serviço público municipal, de pessoas condenadas por crimes sexuais contra crianças e adolescentes; e a Lei nº 3.314, que estabelece uma campanha permanente contra o tráfico e o turismo sexual infantil.
O ato simbólico contou com a presença do presidente da 20ª Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso, vereador Raiff Matos (PL), que destacou a importância de ações como essa para manter o tema em pauta. “Proteger nossas crianças é uma missão de todos nós. E no que depender de mim, essa luta continua firme”, afirmou.
A campanha “Maio Laranja” segue durante todo o mês com ações educativas, reforçando o papel da sociedade na denúncia e prevenção de crimes contra a infância. Casos de violação podem ser denunciados anonimamente pelo Disque 100.


