Um incêndio no barco de recreio M.Monteiro resultou em mortes de passageiros nesta segunda-feira (29), nas proximidades da comunidade Porto Braga, zona rural do município de Uarini. O barco fazia a rota de Manaus a Tabatinga, distante 1.108 quilômetros da capital, e pegou fogo quando estava a cerca de 570 quilômetros de Manaus.
A Marinha do Brasil (MB) confirmou o incidente e informou que várias vítimas, incluindo fatais, foram registradas. O Navio Patrulha Fluvial ‘Amapá’ e uma equipe móvel da Agência da Capitania dos Portos em Tefé foram enviados para o local para ajudar nas buscas e no socorro às vítimas. Além disso, uma aeronave do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste foi mobilizada para apoiar as operações de resgate.
A embarcação havia partido de Manaus no sábado (27) do porto Roadway. O comandante da Polícia Militar de Uarini, Antônio Cruz, relatou que o incêndio foi confirmado na tarde de segunda-feira, mas ainda não há um número preciso de vítimas. “Estou aguardando os feridos chegarem. Há relatos de óbitos e vários feridos. O local do acidente fica a cerca de duas horas de lancha rápida de Uarini,” afirmou Cruz.
O vereador Rômulo Capote informou que a Prefeitura de Uarini foi notificada sobre o acidente por volta das 17h30 e enviou sete lanchas para o local. A primeira embarcação de socorro ainda não retornou à cidade, mas é esperada para as próximas horas.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) também enviou uma equipe de Tefé para o local, mas ainda não possui detalhes completos sobre o incidente. A Defesa Civil do Estado do Amazonas está coordenando as ações de resposta, com uma equipe em deslocamento para o local do sinistro.
VEJA UM VÍDEO DO RESGATE: