Parintins (AM) — O Pavilhão do Boi Caprichoso já tremula nos céus de Parintins, demarcando o território e anunciando que o mais querido do povão está preparado para a batalha do Festival de Parintins 2024. O hasteamento aconteceu na tarde desta segunda-feira, 22, no Curral Zeca Xibelão.
No entorno do mirante Arlindo Júnior estiveram presentes itens oficiais, o presidente Rossy Amoedo, o vice-presidente Diego Mascarenhas, artistas, a diretoria, o Conselho de Arte, além de torcedores do bumbá. No ritmo da Marujada de Guerra, ao som de toadas antológicas do Boi Caprichoso, a bandeira gigante tremulou nos céus.
Os torcedores presentes aplaudiram e se emocionaram com o momento. A aposentada Isabel de Souza Viana, 78, fez questão de participar do momento. “Eu pedi para minha neta me trazer, como torcedora apaixonada pelo Caprichoso, não poderia ficar de fora”, disse ela.
Há doze anos, os artistas do galpão de alegorias, Buda Bentes e Silvio Nogueira, são os responsáveis por girar as manivelas com o cabo de aço e colocar no alto do mastro azulado a bandeira do Caprichoso. “É uma alegria muito grande estar aqui completando 12 anos levantando o pavilhão do Caprichoso com muita emoção, muita garra e rumo ao Tricampeonato”, destaca Buda. “Mais um ano empenhado nesse trabalho porque é momento de felicidade, pois representamos aqui todos os artistas dos galpões de alegorias e figurinos”, afirma Silvio.
O vice-presidente do Boi Caprichoso, Diego Mascarenhas, por sua vez, comemorou que as toadas do álbum 2024 já são um sucesso mesmo antes de seu lançamento. “As toadas já estão na boca do povo, batemos os recordes dos últimos três anos com as audições nas plataformas digitais. O Boi Caprichoso também movimenta a economia da cidade na área de confecção, de alimentação, de bebidas, entre outros”, destaca Mascarenhas.
O presidente Rossy Amoedo afirma que a semana azul concretiza muitos dias de trabalho e de uma equipe que vai desde o Conselho de Arte, passando por compositores, músicos e produtores no empenho de construir um álbum que pudesse cair no gosto da galera. “Esse início de semana azulada é importante, pois damos o pontapé de forma firme traçando o nosso único objetivo focado na arena que é a produção desse espetáculo que vai, sem dúvida nenhuma, potencializando cada vez mais nossa apresentação para que possamos trazer para o Palmares e a Francesa o tão sonhado tricampeonato”, assegurou.
Durante o hasteamento do Pavilhão, Rossy Amoedo interagiu por meio de uma live na página do Caprichoso com o ex-BBB Lucas Capoeira, que confirmou sua presença no Festival de Parintins. “Lucas, um abraço. Se quiser antecipar a sua vida ao lançamento do álbum, venha para vestir o manto do Boi Caprichoso”, convidou.
Ensaios
O levantador de toadas do Boi Caprichoso, Patrick Araujo, o apresentador Edmundo Oran e o amo Prince do Boi comandarão os ensaios técnicos da marujada ao longo desta semana que já começam hoje a partir das 20h. A cunhã-poranga Marciele Albuquerque, a porta-estandarte Marcela Marialva e a Sinhazinha Valentina Cid juntam-se a Cleise Simas e Erick Beltrão, em Parintins, para intensificar os ensaios para o lançamento do álbum do Boi Caprichoso que ocorre no dia 27 de abril no Curral Zeca Xibelão.
Fotos: Arleison Cruz
Foto aérea: Yuri Pinheiro (Paulino Produções)