Manaus (AM) – O Governo do Amazonas anunciou a reforma e revitalização dos campos esportivos comunitários Nelson Lacerda, no bairro Santo Agostinho, zona oeste de Manaus, e do conjunto Santos Dumont, no bairro da Paz, zona centro-oeste da capital. As obras, que receberão investimento de R$ 4,5 milhões, visam transformar os espaços em centros de convivência e incentivo à prática esportiva.
As intervenções incluem melhorias nas arquibancadas, alambrados, muretas, banheiros, modernização da iluminação, revitalização das academias e quadras de areia, além da construção de depósitos para armazenar materiais esportivos. A execução ficará sob responsabilidade da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, e o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira, visitaram os dois locais nesta terça-feira (29/04) e apresentaram os projetos à comunidade. Campêlo informou que as obras devem ser concluídas em até 120 dias e os espaços serão repassados à Sedel, que implementará ações do Programa de Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci).
“O governador Wilson Lima determinou que revitalizássemos esses espaços com agilidade. Já iniciamos os trâmites para que, em no máximo quatro meses, as comunidades possam voltar a usar esses campos com segurança e estrutura adequada”, declarou o secretário.
Jorge Oliveira reforçou que o Pelci será levado aos campos reformados com o objetivo de formar cidadãos por meio do esporte. “A missão do Pelci é transformar vidas. Queremos ver esses espaços como verdadeiras fábricas de cidadania”, disse.
Moradora do bairro Santo Agostinho há mais de 20 anos, Eliane Costa comemorou a iniciativa. “É uma vitória para a nossa comunidade. Aqui tem projetos sociais, tem campeonatos. Essa reforma vai ajudar muita gente”, afirmou.
Desde 2021, o Governo do Amazonas já investiu mais de R$ 23 milhões em obras de infraestrutura esportiva, com 36 espaços inaugurados – sendo 31 na capital e cinco no interior. Do total, 14 integram o Pelci, que hoje atua em 26 núcleos na capital com mais de 17 modalidades esportivas.


