Uma densa fumaça branca subiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, ao meio-dia desta quinta-feira (horário chileno), sinalizando ao mundo que os cardeais reunidos em conclave elegeram um novo Papa para liderar a Igreja Católica. O momento simbólico e aguardado foi acompanhado por uma multidão de fiéis que lotou a Praça de São Pedro, em Roma.
O sinal da escolha do novo pontífice encerra um processo sigiloso e profundamente tradicional que começou na quarta-feira (07/05), com a reunião de 133 cardeais com menos de 80 anos de idade. O conclave, realizado em absoluto isolamento, seguiu os protocolos seculares estabelecidos para garantir a confidencialidade e a seriedade da escolha.
A eleição acontece após o falecimento do Papa Francisco, cuja trajetória marcou profundamente a Igreja com ênfase na simplicidade, no diálogo inter-religioso e na justiça social. Com a fumaça branca, o mundo agora aguarda o momento em que o cardeal protodiácono anunciará oficialmente o nome do novo pontífice com a tradicional frase “Habemus Papam”.
Ainda não foi divulgado quando o novo Papa aparecerá à sacada da Basílica de São Pedro para sua primeira bênção “Urbi et Orbi” (à cidade e ao mundo), mas a expectativa é de que isso ocorra ainda hoje.


