Manaus (AM) – Na última quarta-feira (29), uma operação coordenada pela Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) resultou na apreensão de aproximadamente 150 quilos de pescado irregular em um estabelecimento da zona centro-sul de Manaus.
A ação teve início a partir de uma denúncia, contando com o apoio da Visa Manaus para realizar a inspeção no local. Ewerton Wanderley, diretor da Visa Manaus, destaca a colaboração entre os órgãos como essencial para garantir uma fiscalização eficaz, respeitando as competências específicas de cada entidade.
No estabelecimento, foram identificados frutos do mar, como caranguejo, camarão, crustáceos, lagosta e polvo, todos expostos para venda sem selo de inspeção e registro da Visa Manaus. As embalagens apresentavam rotulagem inadequada, sem informações sobre a origem dos produtos ou certificações de inspeção sanitária, elementos cruciais para a segurança do consumidor, conforme destaca Ewerton.
“A ausência de certificação sanitária em alimentos representa um perigo potencial para o público, que fica sem a garantia de que a manipulação prévia do alimento e seu processo de embalo ocorreram em condições adequadas, livres de contaminação”, alerta o diretor da Visa Manaus.
Os produtos apreendidos foram encaminhados para o Aterro Sanitário Municipal para o descarte adequado. O estabelecimento enfrentará um Processo Administrativo Sanitário e está sujeito a multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), com o valor unitário atual da UFM em R$ 134,77.