Manaus (AM) – Na noite desta sexta-feira (05), a Polícia Militar do Amazonas fechou os botecos no final da Avenida Itaúba, localizada no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. Segundo relatos dos trabalhadores do local isso resultou em prejuízos para muitos que trabalham na área, como os churrasqueiros, flanelinhas, catadores de latinhas, seguranças, garçons, DJs e técnicos de som.
“É triste ver tantas pessoas sendo afetadas pela falta de legalização dos botecos”. Disse um trabalhador que não quis se identificar. Ele clama ao governador Wilson Lima (União) e ao prefeito David Almeida (AVANTE) que revejam essa situação e encontrem uma forma de legalizar cada empresário de boteco.
Outro trabalhador relatou sua tristeza ao ver os funcionários dos botecos saindo sem receber seus pagamentos e alguns até mesmo chorando, já que aquele dinheiro era destinado para a compra de comida para seus filhos.
Fiscalização
Uma pousada foi interditada por fiscais da Secretaria Municipal de Finanças (Semef) por não apresentar documentação exigida para o funcionamento. O mesmo empreendimento foi notificado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) por estar sem o Auto de Vistoria do órgão.
Na mesma avenida, os órgãos fiscalizadores flagraram um bar, que já havia sido interditado na CIF, do último sábado (29/04), em funcionamento. Os frequentadores foram orientados a deixar o local e o responsável foi novamente notificado e em caso de novo descumprimento, será passível de prisão.
Além das fiscalizações, as equipes da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Serviço Móvel de Urgência (Samu), Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania com apoio da Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), realizaram abordagens a pessoas em situação de rua usuários de entorpecentes.
A ação visa também o combate à exploração sexual. “A Sejusc atua com toda uma rede de proteção e abordagens pedagógicas, principalmente neste mês de maio, alusivo ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Nós procuramos os adolescentes e menores para verificar se estão acompanhados dos pais, caso esteja nós fazemos a orientação para que o menor seja retirado do local, e caso não esteja, acionamos o conselho tutelar”, destacou a titular da Sejusc, Jussara Pedrosa.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) efetuou a condução de duas motocicletas que estavam em situação de irregularidade.
Caminhos Seguros
A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania – MDHC, e realizada nos 26 estados e no Distrito Federal, pelos órgãos de segurança pública de todo o país.
Fique atento e denuncie
As denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100, do Disque 191 e do Disque 181, canal de denúncia da SSP-AM. As ligações são gratuitas e anônimas. Qualquer pessoa pode acionar os serviços.
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM): Carla Albuquerque (99179-6802)