Manaus (AM) -O Secretário Municipal de Comunicação, Israel Conte, compareceu à Câmara Municipal de Manaus na manhã desta quarta-feira (20) para se defender das acusações veiculadas na mídia nacional. Após sua visita, o número de vereadores dispostos a assinar o requerimento para instaurar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aumentou.
William Alemão (Cidadania), Capitão Carpê (Republicanos) e Rodrigo Guedes (Podemos) já haviam apresentado o requerimento durante a sessão ordinária de terça-feira (19), contando com suas assinaturas e as dos vereadores Lissandro Breval (Avante) e Taysa Lipe (Progressistas). Nesta quarta-feira (20), os vereadores do União Brasil, Diego Afonso, Ewerton Assis e Professora Jaqueline também se uniram, acrescentando suas assinaturas ao documento.
A CPI visa investigar denúncias de possíveis atos de improbidade administrativa e desvio de verbas públicas na SEMCOM. Com as novas adesões, faltam apenas seis assinaturas para completar as 14 necessárias.
Polícia Civil Investiga já investiga o caso
Além da Câmara Municipal, outras instâncias como o Ministério Público do Amazonas, a Polícia Civil do Estado do Amazonas e a Polícia Federal foram provocadas por meio de denúncias protocoladas e boletins de ocorrência para que abrissem processos investigatórios sobre a denúncia noticiada pelo Portal Metrópoles e repercutida por outros veículos de comunicação em Manaus.
O vereador Capitão Carpê ( Republicanos) oficializou um Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil, na Delegacia Especializada em Crimes de Combate à Corrupção e o vereador Rodrigo Guedes ( Podemos) protocolou denúncia no MPA e na Política Federal, para que se esclareça se houve manipulação por meio de inteligência artificial no material divulgado.