Continua depois da publicidade

O governo dos Estados Unidos confirmou o envio de uma nova aeronave a Manaus neste sábado (25) para transportar 158 imigrantes deportados, incluindo 88 brasileiros, com destino a Belo Horizonte. A informação foi divulgada pelo delegado da Polícia Federal Sávio Pinzon. O voo original, que partiu dos EUA, teve que interromper a viagem na capital amazonense devido a problemas técnicos que levaram ao cancelamento do trecho para Minas Gerais.

Após o pouso em Manaus, os passageiros relataram desconforto devido ao calor extremo na aeronave, o que resultou em discussões com a tripulação e fez com que uma mulher passasse mal. Sem uma escada disponível para o desembarque, foi acionada a rampa inflável de emergência, que agora está em manutenção. Enquanto aguardam a chegada do novo avião, os deportados permanecem em uma área isolada do aeroporto de Manaus, acompanhados pela Polícia Federal.

Operação marca endurecimento das políticas migratórias nos EUA
Este é o primeiro voo de deportação de imigrantes para o Brasil desde o início do novo mandato do presidente Donald Trump. Conhecido por sua postura rígida contra a imigração ilegal, Trump implementou uma série de medidas que incluem o restabelecimento da política “Permaneça no México”, a retomada da construção do muro na fronteira com o México e operações de deportação em massa.

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, destacou que mais de 500 imigrantes ilegais já foram presos desde o início do mandato, incluindo suspeitos de crimes graves. A deportação em massa faz parte de uma estratégia mais ampla da administração para reforçar a segurança nas fronteiras e endurecer as regras de imigração.

Enquanto a aeronave inicial passa por vistoria, a chegada do novo avião marca mais um capítulo do esforço americano para acelerar o retorno de imigrantes ilegais aos seus países de origem.

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: jornalismo@remador.com.br Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

Continua depois da publicidade
Exit mobile version