Manaus (AM) – Em uma ação intermediada pela Suframa na última sexta-feira (28), um grupo de estudantes do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) esteve na BMW Group em Manaus para participar de uma visita técnica ao local, que contou com o apoio do projeto “Zona Franca de Portas Abertas” e representou a primeira oportunidade dos alunos de pisar em um chão de fábrica e conhecer o trabalho desenvolvido por uma grande empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM).
O Zona Franca de Portas Abertas tem o objetivo de oferecer opções de visitas monitoradas às plantas fabris que integram o modelo de desenvolvimento regional Zona Franca de Manaus (ZFM).
Na BMW, a visita reuniu estudantes dos cursos técnicos de Qualidade e de Administração, que puderam conhecer o pouco de uma história iniciada em 2009 e que se concretizou sete anos depois, com a inauguração da planta própria da BMW Motorrad, única fora da Alemanha a produzir motocicletas de forma exclusiva e que figuram como “top de linha” no mercado brasileiro.
Com aproximadamente 200 funcionários, atualmente a fábrica funciona em uma área de quase 10 mil metros quadrados, com capacidade produtiva anual é de 15 mil unidades, além de ser responsável pela produção de oito modelos distintos.
Visitas continuam
Esta foi a segunda visita de instituições de ensino à BMW Motorrad, em 2023, intermediada pela Suframa. No início do ano, a empresa já havia recebido alunos do curso de Engenharia Mecânica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam).
“A Suframa e a Zona Franca de Manaus possuem um papel fundamental nesse processo, pois, atividades como essas – a do início do ano e a de agora – representam etapa importante na vida desses estudantes, principalmente, pela inserção deles num mercado de trabalho cada vez mais exigente, no que tange à busca pelo conhecimento”, destaca o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.
Oportunidade
Para as futuras técnicas de qualidade Suelen Costa e Cleydiane Lopes, a oportunidade foi única e veio a somar com os conhecimentos adquiridos na parte teórica do curso.
“Para mim foi bem bacana, pois nunca tinha tido contato com chão de fábrica. Foi melhor que imaginei: a organização da fábrica, a qualidade dos produtos, o conhecimento dos guias. Foi surreal. Estou encantada com todo o processo e a segurança do local. Excelente”, destacou Suelen. “Obrigada, professora, por nos ter levado até a BMW e pelos conhecimentos no Sistema de Gestão Integrado (SGI). Ver que tem um sistema integrado, faz toda diferença numa empresa. Deixo aqui o meu agradecimento também para Suframa, pela oportunidade que nos deu com a visita técnica”, completou Cleydiane, destacando as certificações ISO 9001 e 14001, qualidade e segurança no trabalho, respectivamente, que a fábrica possui.