Com a aproximação da COP 30, que será realizada em 2025, em Belém (PA), cresce o debate sobre o papel do Brasil nas discussões globais sobre sustentabilidade e clima. Especialistas de diferentes áreas têm contribuído com análises e propostas que apontam caminhos possíveis para que o país fortaleça sua atuação na agenda ambiental internacional — abordando desde políticas de mitigação e adaptação até modelos de produção mais circulares e inclusivos. A seguir, apresentamos nomes que podem oferecer análises, entrevistas e reflexões sobre os desafios e oportunidades do Brasil na agenda climática global e nas discussões que antecedem a COP 30, fortalecendo esse debate tão importante.
Saville Alves – Presidente da Abelore (Associação Brasileira de Logística Reversa) – Cofundadora e Líder de Negócios da SOLOS.
“Sonhar, criar e fazer acontecer”, a combinação desses três pilares têm conduzido a jornada de Saville Alves, empreendedora de impacto na SOLOS, startup que promove a reciclagem junto a grandes marcas, públicos tem transformado a economia circular em presença na vida das pessoas, dos territórios e de marcas. Formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em comunicação social, iniciou seu ativismo a partir das experiências na universidade pública, quando atuou como uma das principais lideranças em movimentos de jovens empreendedores. No mercado, atuou em empresas como Braskem S.A. e Oi S.A, e no terceiro setor nas ONGs TETO e ARCAH. Essa combinação de vivências inspirou um olhar de intencionalidade em sua jornada e levou Saville a fundar a SOLOS, uma das principais startups de impacto na área de economia circular, e se tornar Presidente da Associação Brasileira de Logística Reversa. Essa trajetória é também marcada por reconhecimentos da Forbes como uma das 20 mulheres mais inovadoras e do Prêmio Social Empreendedor Folha de São Paulo. Como liderança, Saville tem compartilhado seus conhecimentos em palestras, como Rio Innovation Week, Web Summit e Bienal do Lixo e integra a Rede de Líderes da Fundação Lemann.
Saville estará na COP 30 nos seguintes dias:
– 11/11 Pavilhão Brasil (Verde)
Painel Gestão de Resíduos Sólidos como Estratégia Climática: experiências locais e cooperação internacional
Prefeitura Municipal de Salvador + SOLOS
– 13/11 COP30 Investor Forum (Blue Zone) – 11h
O Investor Forum conecta inovações em resiliência identificadas pelo GRP (Global Resilience Partnership) a potenciais financiadores e parceiros, impulsionando sua expansão e impacto.
– 12/11 AMBEV 15h às 18h – Espaço da Corona
Programação:
15h às 16h SOLOS
16h às 17h Abelore
– 16/11 Painel sobre Justiça Climática (Green Zone)
Espaço Folha
11h às 11h45
Luana Ozemela – Chief Sustainability Officer do iFood
Economista e executiva, Luana Ozemela (45) é uma das vozes mais relevantes na interseção entre tecnologia, equidade e impacto social na América Latina. Atual Chief Sustainability Officer do iFood, ela também é conselheira do Global Future Councils 2025, iniciativa do Fórum Econômico Mundial, e foi eleita uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina pela Bloomberg Línea (2023). Com uma trajetória que une o setor privado, organismos multilaterais e o ecossistema de inovação, Luana acumula reconhecimentos como o Prêmio Sim à Igualdade Racial (Categoria Liderança, 2023) e o título de uma das 100 Mulheres da Inovação pela Época Negócios. É ainda conselheira da UNICEF, do CEERT e do Capitalismo Consciente, além de cofundadora de iniciativas como BlackWin, DIMA, PreCapLab e GryndTech, que atuam no fortalecimento do empreendedorismo e da liderança negra no país. Ex-funcionária do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luana liderou projetos de equidade em 20 países da América Latina e do Caribe, acumulando uma visão estratégica sobre políticas públicas e modelos de desenvolvimento inclusivo.
Para a COP30, a executiva defende que o Brasil assuma seu papel de protagonista na transição verde e justa, destacando a importância de políticas climáticas que também gerem oportunidades econômicas e inclusão social. Luana pode contribuir com análises sobre a integração entre sustentabilidade e tecnologia, o papel das empresas no avanço das metas de descarbonização e a importância de modelos de negócio que regenerem tanto o planeta quanto as relações humanas.
Agenda na COP30
Luana Ozemela estará presente em Belém do Pará durante a COP30, integrando uma série de encontros estratégicos e painéis voltados à agenda de descarbonização e inclusão socioeconômica. Entre suas participações confirmadas estão:
- 10/11 – Casa Brasil (Blue Zone): Painel Cidades inteligentes – Como a inovação descarboniza a mobilidade urbana
- 11/11 – Pavilhão WCF (Blue Zone): Painel Cidades Sustentáveis: O Papel das Empresas na Transformação Urbana
- 13/11 – Museu das Amazônias: Cocktail at COP30 – Derisking Amazonia | GBF & IDB Group
- 14/11 – Assembleia Paraense: Eletromobilidade e Inovação
- 14/11 – TBC (Blue Zone): Jobs, Skills and Climate: Realizing Good Transitions
- 17/11 – Pavilhão do WWF (Blue Zone): Forest Action Day na COP30
Ana Bavon – Advogada estrategista em Direitos Humanos e ESG | Fundadora da Ana Bavon Consultoria
Advogada e estrategista, Ana Bavon é fundadora da Ana Bavon Consultoria, uma consultoria de inteligência em Direitos Humanos e ESG que assessora grandes empresas como Bayer, Gol Smiles, TransUnion, Alpargatas, Visa e outras organizações líderes em seus setores. Reconhecida por sua visão sistêmica sobre sustentabilidade e equidade, ela atua há mais de uma década conectando negócios, propósito e direitos humanos. Professora titular do MBA em ESG da Faculdade Exame e convidada em instituições como a FIA USP, Ana também é Conselheira Independente e Conselheira Consultiva do Movimento Elas Lideram e membra do Comitê de Auditoria do Pacto Global da ONU, reforçando sua atuação junto a agendas internacionais de governança e responsabilidade social. Com presença marcante em debates públicos, Ana é colunista mensal da revista Fast Company Brasil, e já escreveu para veículos como Forbes, Consumidor Moderno e Estadão. Quatro vezes TEDxSpeaker, incluindo no TEDxSão Paulo – o maior da América Latina, ela se consolidou como uma das principais vozes brasileiras sobre ética corporativa e transformação sustentável. Em 2023, integrou a delegação brasileira no 12º Fórum Mundial de Empresas e Direitos Humanos, promovido pelo Alto Comissariado da ONU no Palácio das Nações, em Genebra (Suíça) — reforçando sua presença internacional no debate sobre governança responsável.
Durante a COP30, Ana propõe um olhar voltado à Justiça Climática, ressaltando que a transição ecológica precisa incluir os territórios e comunidades mais impactados pelas desigualdades ambientais. Para ela, o Brasil tem a oportunidade de se tornar referência global ao alinhar a governança ESG à promoção de um desenvolvimento ambientalmente regenerativo e socialmente justo. Ela estará presente nos dias 13 e 14 com a lente de justiça social.
Felicidade Collective – Agência de marketing especializada na Nova Economia
A Felicidade Collective é uma agência de comunicação da nova economia que trabalha para criar relações profundas entre marcas e pessoas, gerando valor para os negócios e para a sociedade ao mesmo tempo. Especializada em criar narrativas sustentáveis para empresas e marcas, a agência une estratégia, criatividade e impacto positivo para ajudar empresas a se posicionarem de forma mais coerente e regenerativa. À frente da operação brasileira está Tomás Correa, criativo com mais de 20 anos de experiência e passagens por campanhas premiadas de marcas como Fiat, Guaraná Antarctica, Bradesco e Google. Já Mariana Nunes, sócia e COO, tem trajetória em Leo Burnett, Ogilvy e DRUID e é especializada em Mudanças Climáticas pela Harvard T.H. Chan School, liderando a integração entre comunicação, inovação e sustentabilidade — do digital ao live marketing, passando por ações em ESG e economia regenerativa.
Durante a COP30, ambos podem contribuir com análises sobre sustentabilidade no marketing, comunicação regenerativa e o papel das marcas na transição para uma economia de impacto.












