A Black Friday 2025 deve movimentar o comércio de Manaus com intensidade, segundo pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM). O levantamento aponta que 92% dos consumidores da capital pretendem comprar durante o período promocional, reforçando também o fluxo nos shoppings, cada vez mais procurados por quem busca conforto, segurança e a possibilidade de resolver tudo em um único lugar.
Para o economista Eduardo Souza, fatores como segurança, comodidade e credibilidade influenciam diretamente a escolha do consumidor. Durante a Black Friday, o Centro da cidade ainda lidera a preferência geral dos consumidores (45%), segundo dados da pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio-AM). Porém, os shoppings aparecem logo em seguida, com 32% da preferência dos manauaras.
“Nos shoppings, o cliente encontra horários estendidos, ambiente climatizado, variedade de lojas e condições de pagamento mais amplas. Isso facilita a compra para quem tem a rotina corrida e prefere resolver tudo em um único lugar”, avalia Eduardo.
Embora o comércio online também apresente vantagens, como preços competitivos e operação mais enxuta, o economista pontua que há um fator decisivo que também favorece o shopping nessa data: o imediatismo. Souza afirma que “a espera pela entrega ainda faz muitos consumidores optarem pelo presencial, principalmente quando o desejo é usar o produto imediatamente”. Além disso, dados da pesquisa também apontam que a maioria dos consumidores de Manaus (27%) desiste de uma compra online por conta de “frete muito caro”.
E a pesquisa da Fecomércio-AM volta a confirmar esse comportamento: 81% pretendem comprar presencialmente, enquanto apenas 10% devem optar pelas plataformas digitais. Entre os que escolheram o atendimento físico, as lojas do Centro seguem na liderança, com 45% da preferência, mas os shoppings vêm logo em seguida, com 32%.
Os dados mostram ainda que 47% dos consumidores devem aproveitar a semana inteira da Black Friday, enquanto 22% vão concentrar as compras na sexta-feira oficial, em 28 de novembro. Eletrônicos, moda e vestuário, eletrodomésticos, beleza, celulares e itens para casa lideram a lista de produtos mais desejados, somando 85% das intenções.
Clientes atentos às oportunidades
No Shopping Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus, a percepção é de que o cliente está mais exigente e atento às oportunidades da Black Friday, segundo avalia a coordenadora de Marketing do shopping, Luana Coelho. “O consumidor está mais atento, mais racional e busca experiências de compra que reúnam variedade, segurança e conveniência. Para nós, essa mudança é muito clara no fluxo do dia a dia, especialmente nas semanas que antecedem a data”, disse Luana.
Já na zona Norte, o Shopping Manaus ViaNorte tem observado o mesmo movimento, que deve ser intensificado neste período, ainda mais porque a Black Friday coincide com uma data especial para o centro de compras, que completa 11 anos em 28 de novembro. A coordenadora de Marketing do shopping, Karoline Cordeiro, tem observado que o consumidor chega mais preparado e disposto a aproveitar ofertas presenciais, comportamento que dialoga diretamente com os dados da Fecomércio-AM, que mostram forte preferência pela compra em lojas físicas.
“Percebemos que o público está mais planejado e atento às oportunidades, e isso deve se refletir em um fluxo ainda maior neste ano. A Black Friday também ocorre no mesmo período do nosso aniversário, o que naturalmente amplia o interesse das pessoas em vir ao shopping. O consumidor quer resolver tudo em um só lugar, com segurança, conforto e promoções reais, exatamente o que a pesquisa indica como prioridade na hora da escolha”, disse Karoline.
O economista Eduardo Souza destaca que, além da estrutura física, promoções internas e campanhas de relacionamento também influenciam a escolha. “Lojas de shoppings costumam oferecer sorteios, cashback, benefícios extras ou políticas de troca mais favoráveis. Isso acaba pesando no processo decisório”, avalia.
Para o especialista, a soma de fatores como ambiente confortável, segurança, variedade, ações promocionais e horários ampliados explica por que os shoppings seguem fortes nesse período. “A Black Friday deixou de ser só sobre descontos. Hoje, o consumidor busca previsibilidade, garantia, comodidade e entrega imediata. E é justamente isso que os shoppings prometem oferecer”, destacou.
Ainda segundo a pesquisa, o consumidor deve assumir um gasto médio significativo este ano: 54% pretendem gastar mais de R$ 250. O cartão de crédito aparece como principal forma de pagamento (46%), seguido pelo Pix (38%).
