A Eletrobras promoveu a soltura na natureza de mais de 3.800 filhotes de tartarugas-da-Amazônia (Podocnemis expansa) e de tracajás (Podocnemis unifilis) em Presidente Figueiredo (AM). Os filhotes nasceram nas praias artificiais do Centro de Preservação e Pesquisa de Mamíferos e Quelônios Aquáticos (CPPMQA), entidade mantida pela Eletrobras, que existe desde 1985 e que faz a gestão do Projeto Quelônios de Balbina.
A ação de soltura foi a de número 27 realizada em toda a história do Centro, que integra as iniciativas ambientais da Usina Hidrelétrica de Balbina. Na temporada reprodutiva de 2024, o Centro registrou 50 ninhos de tartarugas, 12 ninhos de tracajás e o total de nascimento de 3.857 filhotes, soltos nas próprias praias do CPPMQA.
O Projeto Quelônios de Balbina é feito em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e, além das atividades no CPPMQA, apoia os moradores das comunidades Nossa Senhora do Livramento, Abacate e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Maracarana, que realizam o monitoramento de desova de quelônios na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã.
Como resultado, em 2025, o Projeto e as comunidades soltaram mais de 7.900 filhotes de quelônios no rio Uatumã, no estado do Amazonas. Além da soltura, o Projeto promoveu rodas de conversa, palestras e atividades recreativas com a participação de alunos da rede pública de ensino para tratar sobre a conservação das espécies de quelônios e a importância da preservação da biodiversidade da região.
Tartarugas albinas
Durante a temporada reprodutiva do ano passado, os pesquisadores do Centro foram surpreendidos com o nascimento de 29 filhotes albinos de tartarugas-da-Amazônia. O fato, que é inédito, será estudado por um grupo de pesquisadores da UFAM.
“Estamos muito felizes com os resultados do Projeto, que é histórico na região amazônica. A preservação da biodiversidade e o cuidado específico com os quelônios da Amazônia é crucial para a manutenção do equilíbrio ecológico da região a jusante da nossa usina e área da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã”, afirma a gerente de Gestão de Condicionantes da Eletrobras Eletronorte, Katriana Ossami.


