“Símbolo de Resistência da Baixa da Xanda” é um documentário que está sendo produzido para contar a história de um dos lugares mais tradicionais de Parintins. O produto audiovisual é uma produção de Cleumara Monteverde, neta de Lindolfo Monteverde, fundador do Boi Garantido.
A Baixa da Xanda é uma comunidade de pescadores pretos, ribeirinhos e indígenas, fundada pela família Monteverde — descendentes de retirantes negros vindos da África.
O processo de aquilombamento da comunidade teve início com a Dona Germana (avó de Lindolfo), mas foi com Dona Alexandrina — mulher negra, parteira, benzedeira e mãe de Lindolfo Monteverde — que nos anos seguintes à Abolição, a comunidade se consolidou como quilombo. Ela foi líder da comunidade na antiga zona rural de Parintins, que mais tarde se tornou reduto do Boi Garantido, sendo palco das primeiras brincadeiras do bumbá no terreiro afro-indígena.
Nos últimos anos, foi iniciado um movimento da família Monteverde e da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido pelo reconhecimento da comunidade Baixa da Xanda como quilombo pela Fundação Palmares. O documentário visa fortalecer essa luta de resistência, evidenciando a família Monteverde por manter viva as heranças culturais de seus ancestrais, como as rezas, ladainhas e a matança do Boi Garantido.
O documentário contará com entrevistas de pessoas que vivenciaram a criação da comunidade. “O Símbolo de Resistência da Baixa da Xanda será um documentário que abordará a conexão da liderança da família Monteverde com a história do Quilombo da Baixa. O Quilombo da Baixa é um importante símbolo de resistência cultural e histórica das comunidades afro-indígenas da região”, afirmou Cleumara Monteverde.
O documentário Símbolo de Resistência da Baixa da Xanda é fomentado pela Lei de Incentivo à Cultura Aldir Blanc e será apresentado no dia 24 de junho, no Curral Tradicional Lindolfo Monteverde. A produção também será disponibilizada para as escolas e instituições do município, além de publicada no YouTube.
