O Partido dos Trabalhadores (PT) vive um momento decisivo em todo o Brasil, e no Amazonas não é diferente. Neste domingo (6/7), filiados da legenda foram às urnas para escolher os novos presidentes dos diretórios estadual e municipal, além dos representantes das zonas eleitorais de Manaus.
Ao todo, sete nomes disputam o comando do PT no Amazonas. Entre os mais conhecidos, estão o atual presidente estadual, deputado Sinésio Campos, que tenta a reeleição; o vereador Zé Ricardo; e o ex-senador João Pedro. Também estão na disputa os filiados Luis Borges, Arivã Reis, José Barrocas e Herbert Amazonas.
Em Manaus, cinco candidatos concorrem à presidência do diretório municipal, e os filiados também votam para escolher os dirigentes das zonas eleitorais da capital. Para participar da votação, os eleitores precisaram ter a filiação regularizada até 28 de fevereiro deste ano.
Caso nenhum candidato alcance mais de 50% dos votos válidos, um segundo turno será realizado no dia 20 de julho. O resultado final está previsto para ser anunciado até o dia 25.
A movimentação reflete o esforço do PT em se reorganizar nos estados e fortalecer sua base política para as eleições de 2026. Com quase 3 milhões de filiados em todo o Brasil e no exterior, o partido também se prepara para uma mudança nacional: após quase 10 anos, a deputada federal Gleisi Hoffmann deixará a presidência nacional da sigla.
Entre os nomes que disputam o comando do partido no plano nacional está o ex-ministro Edson Silva, que conta com o apoio do ex-presidente Lula, além de outras lideranças históricas.
As eleições internas do PT ocorrem de forma presencial em todos os municípios do Amazonas e devem definir os rumos da legenda no estado para os próximos anos.
