Manaus

Desordem e omissão: Moradores denunciam tráfico de drogas, som alto e ilegalidades em bares do Eldorado em Manaus

Os moradores da região também estão indignados com a situação, pois a presença da construção irregular prejudica o visual da área e pode causar danos ambientais.

Manaus (AM) – Em Manaus, o bairro Eldorado, localizado na zona centro sul da cidade, tem enfrentado essa situação com muita frequência nos últimos tempos.

De acordo com moradores do bairro, a Praça do Caranguejo, que é um ponto de grande circulação de pessoas por causa dos bares instalados no local, tem sido frequentada por usuários de drogas que consomem maconha a luz do dia, no início da noite e até mesmo na madrugada. Além disso, os bares permanecem na ilegalidade com som alto perturbando a paz dos moradores.

Cobranças indevidas

A situação tem preocupado os moradores do bairro, que afirmam ter notificado órgãos municipais, mas até o momento nada foi feito para solucionar o problema. O bar Ponto 1000 é um dos principais alvos das reclamações, seja pelo som alto ou pelo costume dos garçons aplicarem golpes nos clientes. Segundo relatos, a comanda vem com um valor mais alto do que o consumido e até mesmo taxa de consumo é cobrada em algumas mesas.

” Quando eles perceberam que a nossa mesa pediu muita bebida e guarnição, a comanda vem com um valor mais alto.” reclama um consumidor.  “Eles cobraram taxa de consumo na nossa mesa” disse uma senhora, que foi com as filhas e amigos delas na praça acompanhar um jogo de futebol. “O pino continua nesse bar, ja fizemos reclamação antes, até virou noticia” declarou outro “freguês” do Ponto 1000.

Termo de Ajustamento de Conduta

Os moradores também reclamam da falta de ação do poder público em relação à situação. Mesmo após assinarem um Termo de Ajustamento de Conduta, os bares continuam violando as regras, seja pelo som alto ou pela instalação de mobiliário perigoso para quem passa. Além disso, as lonas que foram colocadas na Praça do Caranguejo continuam instaladas, mesmo após notificações dos órgãos competentes.

Os moradores da região também estão indignados com a situação, pois a presença da construção irregular prejudica o visual da área e pode causar danos ambientais. Além disso, há a preocupação com a segurança, já que a estrutura pode desmoronar a qualquer momento.

Diante dessa situação, a população cobra uma ação mais efetiva dos órgãos responsáveis. É preciso que haja uma fiscalização constante e rigorosa para evitar que novas construções irregulares sejam erguidas na cidade.

Fiscalização

A primeira notificação aconteceu em maio de 2022 após denúncias sobre as lonas que foram colocadas na Praça do Caranguejo, no bairro Parque 10, Zona Centro-Sul. Fiscais do Implurb foram alertados sobre a volta da irregularidade no espaço, que deveriam ter sido retiradas meses atrás.

O Plano Diretor de Manaus prevê medidas para garantir o ordenamento urbano, mas é necessário que elas sejam aplicadas de forma efetiva. Somente assim será possível garantir o desenvolvimento sustentável da cidade e a qualidade de vida de seus moradores.

Via: Portal dos Cinco

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: jornalismo@remador.com.br Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

Leia também

1 of 58
Sair da versão mobile