Manaus (AM) – Presidente da Comissão de Proteção aos Animais, Assuntos Indígenas, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAIP-Aleam), a deputada estadual Joana Darc (União Brasil), desarticulou nessa segunda-feira (9), um açougue clandestino, localizado no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus.
No local foram apreendidos 330 quilos de carne bovina, suína e frangos impróprios para o consumo em geral. Além disso, haviam muitos animais vivos, que seriam abatidos e posteriormente vendidos.
A parlamentar garantiu que acompanhará todo o processo criminal, até que o responsável seja punido, “uma vez que oferece riscos à saúde pública”.
“Uma verdadeira sujeira e insalubridade. Alimentos totalmente impróprios para o consumo de toda a população. Uma total irresponsabilidade com a vida das pessoas. Como autoridade parlamentar e que defende a causa das pessoas, estarei fiscalizando e fazendo o que for possível para que os responsáveis por esse ato sejam punido”, comentou Joana Darc.
O material encontrado no local foi apreendido pela Vigilância Sanitária (Visa Manaus), que também constatou as péssimas condições de higiene do espaço. De acordo com informações recolhidas no local, o açougue funcionava há mais de 15 anos.
A ação também contou com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e do delegado Mauro Duarte, do 30º Distrito Integrado de Polícia Civil (DIP). Todos comprovaram que a propriedade não possuía a documentação legal para funcionamento.
Os produtos apreendidos foram descartados no aterro municipal, já que, não eram apropriados nem para animais.