O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), compareceu à sede da Polícia Federal no início da tarde desta sexta-feira (22), para denunciar a disseminação de um áudio falso atribuído a ele nas redes sociais. O áudio, gerado por meio de Inteligência Artificial, simula a voz do prefeito com ofensas aos professores.
No áudio fraudulento, a voz crítica os educadores por exigirem o pagamento do Fundeb. O prefeito expressou sua indignação, declarando: “Eu saio daqui e vou direto na delegacia registrar o boletim de ocorrência para que possamos cortar o mal pela raiz. Já identificamos quem disparou, quem é o administrador do grupo, que também está sujeito a punição. Comete crime quem dissemina, quem administra grupos, esse administrador tem responsabilidade civil e nós vamos identificar, praticamente já identificamos e eu vou agora formalizar.”
ASSISTA O VÍDEO:
Almeida afirma que o ataque é parte de uma estratégia dos adversários políticos. “Eu só queria falar de eleição após o Carnaval, mas anteciparam muito o processo eleitoral e fui vítima de vários ataques”, destacou.
O caso será investigado pela Polícia Federal, que buscará esclarecer a origem do áudio falso e tomar as medidas necessárias diante da disseminação de informações enganosas.