Novembro 2025 – Com a finalização da obra antecipada, o Hotel Vila COPempreendimento do Governo do Estado do Pará, está pronto para ser a principal hospedagem de chefes de Estado e autoridades internacionais durante a COP30, em Belém.
 

Assinado pelo Grupo DMDL em parceria com a Quadra Engenharia, o Hotel soma mais de 19 mil metros quadrados e foi erguido com tecnologias construtivas de alta performance, como steel frame e steel deck, que garantiram mais agilidade, precisão estrutural e significativa redução de impactos ambientais.
 

Continua depois da Publicidade
Notícias Relacionadas

Ualger Costa, CEO do projeto Hotel Vila COP, observa que a entrega feita antes do prazo estipulado e a excelência em estrutura predial, chancelam a expertise, a capacidade técnica e a gestão eficiente do Grupo DMDL em projetos de alta complexidade.
 

“O que estamos vendo no Pará é reflexo da efetividade das estratégias e visão de negócios do Grupo DMDL. Tudo foi pensado e planejado para entregar, compondo a infraestrutura para a conferência global, o que há de melhor em uma edificação para hotelaria. Neste projeto, adotamos soluções inovadoras e o resultado é um complexo de nível internacional, com suítes em padrão presidencial e soluções que atendem às mais altas exigências protocolares dessa agenda”, comentou.
 

Com 405 suítes – sendo 37 delas para atender chefes de estado – o empreendimento possui seis blocos e foi erguido com práticas de sustentabilidade que permitiram reduzir em 80% o consumo de água – quando comparado com outras construções convencionais em alvenaria. Segundo o executivo, alcançar esse índice foi possível graças a planejamento, técnicas inovadoras e modernos sistemas e materiais de construção, tais como as 840 toneladas de aço estrutural utilizadas e adquiridas de fornecedores do Estado do Pará.
 

Além disso, o CEO destaca ainda que os processos limpos implementados ao longo do trabalho ajudaram a reduzir em 4 vezes a produção de resíduos e descartes, comuns em obras tradicionais.
 

“Implementamos diversas técnicas de construção para aprimorar o conforto térmico e acústico dentro dos espaços do Vila COP, com o uso de materiais especiais nas paredes de steel frame. Tudo foi adaptado ao clima tropical da região. Esse conjunto de técnicas e materiais pensados para o projeto proporciona significativa redução do consumo de energia e de recursos naturais no dia a dia. São cuidados que nos permitiram alcançar índices importantes de economia com baixíssimo percentual de descartes de material pós-obra, o que uma construção comum geraria pelo menos 4 vezes mais, por exemplo”.

Grupo DMDL entrega estrutura do Hotel Vila COP com redução de impacto ambiental – Divulgação Grupo DMDL


Engenharia de alta tecnologia e legado para o Pará

Concebido para ir além do evento global, o Hotel Vila COP será incorporado ao legado da COP30 para o Estado do Pará, por isso dispõe de concepção modular e adaptável com estrutura que pode ser adaptada para outros perfis de utilização, como centro administrativo, espaços educacionais ou unidades habitacionais, garantindo longevidade e flexibilidade ao investimento público.
 

“A entrega antecipada do Vila COP é resultado de um trabalho técnico dedicado e rigoroso de uma equipe multidisciplinar comprometida com a excelência e compromisso com o cliente. Esse projeto simboliza o que o Brasil tem de melhor em planejamento, engenharia e gestão. Mais do que uma obra, deixamos para o Pará uma estrutura de padrão internacional, sustentável e preparada para o futuro”, concluiu Costa.
 

A obra foi executada sob coordenação da Secretaria de Obras Públicas (Seop), responsável pelo planejamento, acompanhamento técnico e integração das ações de engenharia que garantiram a entrega antecipada do empreendimento. Para o secretário de Obras Públicas, Benedito Ruy Santos Cabral, o Vila COP é um exemplo concreto da eficiência e da capacidade técnica do Estado na condução de obras estratégicas.

“A entrega do Vila COP simboliza a força de um governo que planeja, executa e entrega com excelência. Este é um marco para o Pará e para o Brasil, porque mostra que é possível realizar grandes obras públicas com inovação e respeito ao meio ambiente. O Vila COP está pronto para receber o mundo e, depois da COP30, continuará servindo à população como parte do legado permanente que o evento deixa para o Estado”, destacou.

Sobre o Grupo DMDL

Grupo DMDL originalmente brasileiro comprometido com inovação e sustentabilidade. Com experiência na execução de projetos de engenharia e arquitetura de alta complexidade para grandes eventos e infraestrutura permanente, o Grupo alia criatividade, eficiência e práticas responsáveis, entregando soluções que deixam legados socioeconômicos e ambientais por onde passa.

Compartilhe
Exit mobile version