- O exame, aplicado pelo Instituto Consulplan, mobilizou 21 pontos em todas as zonas da cidade e transcorreu sem registros de incidentes.
- O certame representa um avanço estratégico na administração do prefeito David Almeida, que já soma cinco concursos realizados em sua gestão.
- Segundo o secretário em exercício da Semad, Alexandre do Carmo, essas iniciativas já garantiram mais de 3.200 vagas de acesso imediato ao serviço público municipal.
MANAUS (AM) — A Prefeitura de Manaus, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Administração e Gestão (Semad), realizou neste domingo (25) as provas objetivas dos concursos públicos para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e para a Controladoria-Geral do Município (CGM). O exame, aplicado pelo Instituto Consulplan, mobilizou 21 pontos em todas as zonas da cidade e transcorreu sem registros de incidentes.
O certame representa um avanço estratégico na administração do prefeito David Almeida, que já soma cinco concursos realizados em sua gestão. Segundo o secretário em exercício da Semad, Alexandre do Carmo, essas iniciativas já garantiram mais de 3.200 vagas de acesso imediato ao serviço público municipal. Ao todo, dos 18.129 inscritos, mais de 11 mil compareceram aos locais de prova nos dois turnos.
Para a Semmas, o concurso era aguardado há dez anos. O titular da pasta, Fransuá Matos, destacou que os novos servidores atuarão em áreas críticas como licenciamento e arborização. Já na CGM, o concurso é inédito desde a criação do órgão em 2022. O controlador-geral, Alessandro Moreira, classificou o momento como um “marco histórico” para a governança do Amazonas, sendo o primeiro certame para controle interno entre os municípios do estado.
“Estamos iniciando uma nova fase, de construção de mais governança e capacidade de gestão para melhorar os serviços à população”, afirmou o controlador-geral, Alessandro Moreira.
Entenda o Caso
A atual gestão tem intensificado a oxigenação do quadro de servidores. Desde 2022, grandes concursos foram realizados: a Semsa ofertou 2.001 vagas; a Guarda Municipal abriu 200 postos em 2023; e a Semed, recentemente em 2025, lançou edital com 1.500 vagas. A prefeitura já confirmou que novos certames estão em preparação para este ano, visando atender o Implurb, a Área Não Específica e um novo aumento de efetivo para a Guarda Municipal.







