Manaus (AM) – Ao todo, cinco escolas de samba ‘EXPERIMENTAIS’ desfilarão no dia 10 de fevereiro, a partir das 20h na Praça Mindú Norte, localizado na Alameda Alphaville, zona norte de Manaus.
O Carnaval de Manaus trará consigo uma novidade com significado muito especial para o povo que festeja nesse grupo experimental. Pela primeira vez essas agremiações realizarão um desfile oficial, no CARNAVAL DO POVÃO, projeto criado pelo Instituto IDAMA , UESAM e realização Prefeitura de Manaus.
Atualmente, oito escolas de samba fazem parte do Grupo Especial, já no Grupo de Acesso “A e B”, formado por 18 Agremiações e agora com o “GRUPO EXPERIMENTAL”, formado, por cinco novas Agremiações totalizando 31 escolas de samba.
“Resolvemos criar esse projeto do grupo experimental das escolas de samba do Amazonas, tendo em vista a necessidade de renovação e competitividade no carnaval de Manaus. É necessário implantarmos um projeto de reestruturação do carnaval que possa ser economicamente viável tanto para as escolas quanto aos potenciais patrocinadores’’, disse Aluízio Nascimento Jr, Presidente da liga, União das Escolas de Samba do Estado do Amazonas (UESAM), idealizadora do projeto do grupo experimental.
As novas escolas são formadas por; Grêmio Recreativo Escola de Samba Amor, Grêmio Recreativo Escola de Samba União Leste, Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade da União, Grêmio Recreativo Escola de Samba Império do Cajual e Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmico do Rio Negro.
O evento reviverá o início do carnaval de Manaus nos tempos em que era realizado nas Avenidas Eduardo Ribeiro e Djalma Batista, uma estrutura na avenida será montada para atender as cinco agremiações que desfilarão e disputarão uma vaga para o Grupo ”B” de acesso das escolas que já lutam para evoluir de grupo e chegarem ao grupo especial.