Economia

CESAR Manaus, Fundação Matias Machline, Softex e MCTI unem forças para acelerar formação de talentos em TIC na Zona Franca de Manaus com Projeto Yara

Iniciativa de residência tecnológica gratuita e remunerada irá capacitar jovens do Ensino Médio para suprir demanda por profissionais qualificados no Polo Industrial de Manaus

Compartilhe!
CESAR Manaus, Fundação Matias Machline, Softex e MCTI unem forças para acelerar formação de talentos em TIC na Zona Franca de Manaus com Projeto Yara
Foto: Divulgação
Compartilhe!

Com mais de 13 anos de atuação consolidada no Polo Industrial de Manaus, O CESAR Manaus, unidade regional do maior centro de inovação e tecnologia do Brasil, anuncia o Projeto Yara – Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A iniciativa, realizada em parceria com a Fundação Matias Machline (FMM), a Softex e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), oferecerá uma trilha de formação completa, gratuita e remunerada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio da FMM.

Inspirado na “Mãe d’Água” da mitologia amazônica, o nome “Yara” simboliza o propósito do projeto de despertar o talento dos jovens da região para que liderem o futuro digital. A iniciativa surge como uma resposta estratégica a um duplo desafio: o cenário de mais de 270 mil jovens amazonenses fora da escola ou do mercado de trabalho, e a carência de mão de obra qualificada para preencher as mais de 70 mil vagas abertas anualmente no setor de tecnologia no Brasil.

“Nossos mais de 13 anos de atuação no Polo Industrial de Manaus nos deram uma visão clara das necessidades da indústria. O Projeto Yara é a materialização da nossa missão, ao nos valermos de nossa expertise para criar uma solução de impacto direto para a ZFM”, afirma Victor Hugo, Diretor Executivo do CESAR. “É sobre transformar o potencial dos jovens da Amazônia em protagonistas do futuro digital, aqui mesmo em Manaus, atuando ativamente para conectar esses jovens às oportunidades de um mercado em plena expansão.

“A parceria com o CESAR Manaus é um passo decisivo para o futuro da educação e da tecnologia na nossa região. Enquanto Fundação, nosso papel é formar jovens e conectar com parceiros, garantindo que o talento da Amazônia se torne a força de trabalho especializada, não apenas que a Zona Franca precisa, mas que entende e vive o contexto do cenário regional”, destaca Neide Souza, Diretora Institucional & Parcerias da FMM.

Uma trilha de formação completa e focada em Manaus

O projeto Yara foi desenhado para ser uma jornada imersiva e totalmente executada em Manaus, combinando aulas síncronas e assíncronas com encontros presenciais em todas as etapas, garantindo uma formação prática e conectada à realidade local.

Estruturada como uma trilha formativa modular, completamente gratuita e remunerada com bolsas-auxílio, a iniciativa se divide em quatro etapas:.

  • Seleção e Nivelamento (Etapa 1 – Presencial): 60 estudantes serão selecionados para uma formação de 240 horas, com foco em raciocínio lógico, matemática aplicada e introdução à programação. Os participantes receberão uma bola-auxílio de R$ 400,00 mensais.
  • Graduação Tecnológica em GTI (Etapa 2): Os 30 alunos com melhor desempenho na etapa de nivelamento avançam para o curso superior de 30 meses de Graduação Tecnológica em Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) da CESAR School, em formato EaD com momentos presenciais semanais. A formação, com bolsa mensal de R$ 800,00, terá ênfase em Desenvolvimento de Software, Gestão de Projetos e Inovação Digital
  • Habilidades Globais (Etapa 3): Cursos de Língua Inglesa e Negócios, fundamentais para o acesso à documentação técnica e para a competitividade global.
  • Especialização de Mercado (Etapa 4): Cursos de extensão avançados em Desenvolvimento Android ou Qualidade de Software, alinhados às tendências da Indústria 4.0.

Parceria Estratégica para o Desenvolvimento Regional

A alta adesão inicial, com 151 inscrições registradas em apenas 48 horas após a apresentação aos alunos, comprova a relevância e o potencial transformador da iniciativa. A viabilidade do projeto é assegurada pela Softex, com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), reforçando o compromisso federal com o desenvolvimento de capital humano na região.

Fundação Matias Machline (FMM) desempenha um papel fundamental na execução do projeto, aproveitando sua experiência e infraestrutura local para identificar e capacitar jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, garantindo que o impacto social seja maximizado.

Com a metodologia hands-on da CESAR School, os egressos receberão certificações por competências (micro credenciais), preparados para atuar imediatamente em áreas altamente estratégicas do mercado de TIC da ZFM.

SOBRE CESAR

O CESAR é o mais completo centro de inovação e conhecimento do Brasil, referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas de alta complexidade, com impacto para toda a sociedade. Há quase 30 anos, integra pesquisa, aceleração de negócios e tecnologia para elevar organizações a um novo patamar de competitividade, além de atuar na educação por meio da CESAR School.

Sediado no Recife, no coração do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos da América Latina, o CESAR entrega mais de 130 projetos por ano em parceria com grandes empresas globais, formou mais de 9 mil pessoas e impulsionou, nos últimos dois anos, mais de 1400 startups. Conta hoje com mais de 1.300 colaboradores e expandiu seus negócios para a Europa, com sede em Aveiro, Portugal.

A unidade do CESAR Manaus completou mais de 13 anos de atuação e desempenha papel estratégico no desenvolvimento tecnológico da região Norte. Focada em impulsionar a competitividade do Polo Industrial de Manaus, sua principal frente de atuação é o desenvolvimento de projetos de tecnologia para a melhoria de processos produtivos e de produtos para as indústrias da ZFM.

Com uma equipe altamente qualificada e especializada, a unidade atua ativamente nas frentes de Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Análise de Dados, Desenvolvimento de Software, Automação e Cibersegurança. Essa expertise permite ao CESAR Manaus resolver desafios complexos e gerar valor para o ecossistema industrial, fortalecendo a inovação e soberania tecnológica da região da Amazônia Ocidental e do estado do Amapá.

Compartilhe!
Related Articles

Final da Libertadores terá transmissão e chopp em dobro neste sábado, 29

‘Plaza Gourmet’ oferece clima de arquibancada, chopp promocional e estrutura completa para...

Black Friday movimenta consumidores e Sahar Perfumaria lança promoções exclusivas por tempo limitado

Descontos especiais, kits selecionados e estoques reduzidos impulsionam a procura pelos perfumes...

Shopping Ponta Negra recebe campanha de vacinação contra influenza a partir desta quarta-feira (26)

Ação ocorre até sexta-feira (28), no Piso L1, e é direcionada aos...

FPFtech integrou discussões no 1º Fórum de Inovação da Indústria, que debateu futuro tecnológico do Amazonas

Evento promovido por CIEAM e FIEAM reuniu especialistas e instituições para discutir...

Black Friday oferece até 75% de desconto e impulsiona início das compras de Natal

A iniciativa, que ocorre nos dias 28, 29 e 30 de novembro,...

Comece dezembro saindo da rotina com 50% de desconto na campanha Motel Black Monday

A rede amazonense PW Motéis oferece descontos na primeira segunda-feira do mês...