- MANAUS (AM) – O Carnaval de Manaus 2026 já tem suas regras definidas.
- O encontro, liderado pelo secretário de Cultura, Caio André, selou o compromisso do Governo do Amazonas com a infraestrutura, segurança e o repasse de recursos financeiros para o desenvolvimento artístico das apresentações.
- Mudanças no Regulamento: Sem RebaixamentoUma das principais decisões aprovadas por unanimidade pelos presidentes é que não haverá rebaixamento no Grupo Especial em 2026.
MANAUS (AM) – O Carnaval de Manaus 2026 já tem suas regras definidas. Em reunião realizada na sede da Secretaria de Cultura e Economia Criativa nesta terça-feira (20), os presidentes das oito escolas de samba do Grupo Especial de Manaus assinaram o regulamento oficial para os desfiles, que ocorrerão no dia 14 de fevereiro, no Sambódromo.
O encontro, liderado pelo secretário de Cultura, Caio André, selou o compromisso do Governo do Amazonas com a infraestrutura, segurança e o repasse de recursos financeiros para o desenvolvimento artístico das apresentações.

Mudanças no Regulamento: Sem Rebaixamento
Uma das principais decisões aprovadas por unanimidade pelos presidentes é que não haverá rebaixamento no Grupo Especial em 2026. Todas as oito agremiações atuais permanecem na elite do Carnaval manauara.
Além disso, o regulamento projeta um crescimento histórico para o próximo ano:
- Acesso Duplo: A campeã e a vice-campeã do Grupo de Acesso A em 2026 subirão para o Grupo Especial.
- Novo Formato em 2027: Com a chegada das duas novas escolas, o Grupo Especial passará a ter 10 agremiações, com desfiles divididos em dois dias.
Lisura e Jurados de Fora
Para garantir a credibilidade do resultado, ficou definido que o corpo de jurados será composto exclusivamente por profissionais de outros estados — excluindo Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo. Outra exigência é que os julgadores não tenham tido participação no Carnaval de Manaus nos últimos dois anos.
“Foi um dia importante para garantir a lisura no processo. Esse regulamento prioriza a imagem e a evolução do nosso Carnaval”, destacou Vilson Benayon Filho, presidente da Andanças de Ciganos.
Apuração das Notas
As oito gigantes do Carnaval — Aparecida, Reino Unido, A Grande Família, Vitória Régia, Unidos do Alvorada, Andanças de Ciganos, Vila da Barra e Presidente Vargas — já iniciaram os preparativos finais. A apuração das notas está marcada para o dia 16 de fevereiro, às 14h, também no Sambódromo.




