Manaus (AM) – Com as novas datas, o Carnaboi passou a ter a função dupla de encerrar as comemorações carnavalescas, ao mesmo tempo, abrir a temporada bovina, que inicia com os ensaios dos bumbás em Manaus, e culmina com a realização do Festival Folclórico de Parintins, em junho, na Ilha Tupinambarana.
A ideia de deslocar o Carnaboi dos quatro dias de Carnaval para o fim de semana logo após a quadra momesca foi aprovada pelo público e pelos artistas, presentes no domingo (26/02), no Sambódromo, para a noite de encerramento da folia bovina.
O levantador oficial de toadas do boi-bumbá Garantido, Sebastião Júnior, foi um dos que aprovaram a iniciativa. “Eu achei uma ideia ótima, pelo fato de estarmos iniciando a temporada. A partir de hoje, começam os eventos bovinos já para Parintins 2023. Achei legal porque, no Carnaval, as pessoas curtem blocos de rua, axé, enfim, os ritmos de Carnaval. E a gente vem pegando o embalo do Carnaboi já para a temporada bovina 2023”, afirmou.
O apresentador oficial do boi-bumbá Caprichoso, Edmundo Oran, que também se apresentou na noite de encerramento do Carnaboi 2023, incluiu-se entre os artistas que aprovaram a ideia.
“O Governo do Estado e a Secretaria de Cultura estão de parabéns pelo belíssimo evento, que está dando início à temporada bovina. Achei bacana essa parte de respeitar a temporada carnavalesca, deixar a folia momesca ter seu espaço, e no final de semana seguinte fazer o Carnaboi, já dando o pontapé inicial rumo à arrancada 2023 do Boi de Parintins. Está aprovadíssimo”, declarou.