O Boi Caprichoso promoveu, na noite deste sábado (17/5), o Ensaio Show “Noite da Raça Azul”, uma celebração dedicada à torcida oficial do bumbá, que representa o item 19 do Festival Folclórico de Parintins: a Galera. O evento, realizado em Parintins, foi marcado por emoção, música e reconhecimento à força da torcida azulada que vibra nas arquibancadas do Bumbódromo durante as três noites de espetáculo.
A apresentação contou com a participação dos toadeiros oficiais do boi, Marujada de Guerra, Troup, Corpo de Dança Caprichoso (CDC), além do amo Caetano Medeiros e do tripa Edson Azevedo Jr., que comandaram a festa. Composta por 145 integrantes, a Raça Azul é considerada o coração pulsante do Caprichoso dentro do festival.
“Eu estou muito feliz. É uma honra estar aqui. A torcida compareceu e nem a chuva atrapalhou. A Raça Azul vem com tudo e vamos ser tetracampeões!”, declarou com entusiasmo o torcedor Papa, um dos rostos mais conhecidos da arquibancada azulada.
A torcedora Dionei Ferreira, de 65 anos, que faz parte da Raça Azul desde a fundação do grupo em 2007, também destacou o carinho e o reconhecimento recebidos. “O Rossy Amoedo é um presidente maravilhoso, que valoriza a nossa galera. Eu brinco há muitos anos e, mesmo com a idade, me sinto feliz em fazer parte desse espetáculo”, afirmou.
O amo do Boi Caprichoso, Caetano Medeiros, reforçou a importância da torcida como elemento essencial para o sucesso do bumbá. “É uma alegria muito grande fazer um evento para essa turma que dá a vida pela gente. A galera é o nosso item 19, um dos mais importantes do festival”, declarou.
Os coordenadores da Raça Azul, Ângelo Márcio e Júnior Bentes (o Poroca), também agradeceram ao presidente Rossy Amoedo pela homenagem. “A Raça Azul é união, é resistência. Somos gratos pela confiança e apoio para continuar levando essa paixão adiante”, disse Ângelo.
Fundada em novembro de 2007, a Raça Azul é oficialmente reconhecida como a torcida do Boi Caprichoso. Além de Parintins, o grupo mantém sedes em cidades como Barreirinha, Manaus, Benjamin Constant, Nhamundá, Oriximiná (PA), Santarém (PA), Juruti (PA) e Recife (PE), expandindo a força do Caprichoso por toda a região Norte e Nordeste do Brasil.
