Na disputa pelas duas vagas ao Senado em 2026, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e o senador Eduardo Braga (MDB) aparecem na frente entre os eleitores de Manaus, segundo pesquisa realizada pelo portal RealTime1 entre 2 e 5 de abril de 2025. Alberto Neto lidera com 38% das citações, seguido de perto por Braga, que soma 33%, configurando um empate técnico dentro da margem de erro.
A pesquisa, que entrevistou 1.500 eleitores na capital, revela também que Wilson Lima (União Brasil), atual governador, tem 24% das intenções de voto, enquanto Plínio Valério (PSDB) aparece com 18%, Marcos Rotta (sem partido) com 14% e José Ricardo (PT) com 13%. No entanto, o alto índice de indecisos (36%) e votos brancos ou nulos (22%) evidencia que o cenário permanece em aberto.
Perfil dos candidatos
Capitão Alberto Neto apresenta seu melhor desempenho entre homens (41%), nas zonas Oeste (42%) e Sul (35%) de Manaus, além de forte apoio entre evangélicos (variando de 39% a 45% nas diferentes denominações religiosas), pessoas com ensino fundamental (36%) e eleitores acima de 60 anos.
Já Eduardo Braga se destaca entre mulheres (35%), eleitores da zona Leste (36%) e entre os que têm ensino superior (37%). O senador também obtém maior apoio entre católicos (30%) e ateus (35%).
Wilson Lima mantém desempenho estável em diferentes segmentos, com maior destaque entre eleitores da zona Leste e pessoas de 25 a 34 anos. Plínio Valério e José Ricardo atraem eleitores mais jovens e de perfil ideológico mais definido.
Disputa aberta
A combinação de alta taxa de indefinição e equilíbrio nas intenções de voto reforça a expectativa de uma disputa intensa pelos dois assentos no Senado. A definição dos votos deve ser fortemente influenciada pela campanha eleitoral, principalmente entre o eleitorado jovem e de maior escolaridade, que concentra a maior parcela dos indecisos.