Manaus (AM) – A Brudden da Amazônia anunciou umprojeto para entrar no mercado de mobilidade elétrica, com a produção de motocicletas elétricas a partir de 2024. A notícia foi apresentada à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) durante a visita do superintendente Bosco Saraiva e sua equipe técnica ao local, situado na avenida Autaz Mirim nº115, Distrito Industrial, zona Sul.
O investimento para essa nova empreitada será de R$ 23 milhões e o início da montagem está programado para novembro deste ano, com a expectativa de consolidar a produção em larga escala no ano seguinte.
A Brudden, que anteriormente tinha um perfil voltado para a fabricação de equipamentos de ginástica no Polo Industrial de Manaus (PIM), agora diversifica suas atividades no ramo de mobilidade elétrica. A motocicleta elétrica será um produto 100% nacional, concebido e desenvolvido no Brasil, com todo o processo de concepção e fabricação ocorrendo em território nacional, desde a cidade de Pompeia, em São Paulo, onde a empresa está sediada.
O projeto de diversificação da Brudden da Amazônia foi aprovado no ano passado pelo Conselho de Administração da Suframa (CAS) e pelo Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam).
Para Bosco Saraiva, superintendente da Suframa, esse movimento é uma demonstração do compromisso da empresa com a região e com o desenvolvimento sustentável. “É mais uma organização a acreditar na Zona Franca de Manaus e no desenvolvimento sustentável da nossa região, em meio a tanto desconhecimento do que representa o projeto para a Amazônia e o País como um todo. Vamos continuar batendo na mesma tecla, de que é preciso retomar o caminho perdido, divulgar nossa vocação industrial, técnico-científica e mostrar que aqui, ainda somos referência também na fabricação de motocicletas elétricas”, destacou Saraiva.
A Brudden da Amazônia é parte do grupo Jacto, uma empresa especializada na produção de diversos equipamentos agrícolas e pulverizadores. Além da Brudden da Amazônia, o grupo conta com a Brudden Nautica e a Brudden Equipamentos, localizadas em Pompeia, São Paulo. Enquanto a produção em Manaus é voltada para equipamentos fitness da marca Movement, em São Paulo, a empresa produz uma linha completa de produtos que atendem ao bem-estar e lazer das pessoas, abrangendo diversos segmentos, como fitness residencial e profissional (Academias), agrícola, jardinagem, florestal e caiaques.
A visita da Suframa à fábrica em Manaus contou com a presença do diretor-residente, Carlos Susumu Furuie; a gerente administrativa, Maria Keiko Uchida Furuie; e o gerente de Controladoria, Paulo Henrique Ferreira.
A Brudden, fundada por Takashi Nishimura em agosto de 1980, em Pompeia (SP), é conhecida por sua trajetória e dedicação aos segmentos em que atua. O nome “Brudden” deriva da junção das palavras “Bruder,” que significa “irmão” em alemão, e “Garden,” que quer dizer “jardim” em inglês. A logomarca da empresa, assim como a de outras empresas do grupo Jacto, incorpora o brasão da família Nishimura: o trevo de três folhas.
Com o investimento na produção de motocicletas elétricas, a Brudden da Amazônia reforça seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a geração de empregos na região, contribuindo para o fortalecimento da indústria brasileira de veículos elétricos. A empresa promete trazer novas opções de mobilidade elétrica para o mercado nacional e internacional, contribuindo para a redução das emissões de poluentes e a promoção de uma mobilidade mais limpa e sustentável.