Manaus (AM) – Os bombeiros continuam as buscas por vítimas de deslizamento manhã desta segunda-feira (13), na Comunidade Santa Inês, na Zona Leste de Manaus. Segundo as autoridades, 8 pessoas morreram – 4 adultos e 4 crianças.
Três pessoas foram resgatadas com vida. As buscas se estenderam até a madrugada desta segunda (13), quando os corpos das duas últimas vítimas – uma mulher e uma criança – foram encontrados. As duas estavam abraçadas.
Mais de 40 profissionais atuaram nas buscas, e moradores da área também se mobilizaram para apoiar os resgates.
A área fica na periferia de Manaus e, segundo a prefeitura, é uma ocupação que existe há cerca de cinco anos. O local também é classificado como área de risco.
O deslizamento em Manaus é um alerta para a importância da prevenção de desastres naturais, especialmente em regiões de risco. É fundamental que as autoridades locais estejam preparadas para atuar em situações de emergência e que a população esteja consciente dos riscos e das medidas de prevenção. Que a tragédia em Manaus sirva de exemplo para que outras cidades possam se preparar e evitar futuros desastres.
CORPO DE BOMBEIROS EMITE NOTA
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informa que, os trabalhos realizados pelas equipes da corporação na área do deslizamento ocorrido, na noite de domingo (12/03), no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, continuam ao longo desta segunda-feira (13/03).
Nesta manhã, o trabalho de escavação está sendo realizado com apoio de maquinário. O Corpo de Bombeiros informa, ainda, que no domingo recebeu de familiares a notificação de oito pessoas desaparecidas, que foram resgatadas ainda na madrugada e encaminhadas para o Instituto Médico Legal (IML) onde será feita a identificação dos corpos.
O CBMAM reforça que, mesmo que não tenham sido registrados outros desaparecimentos em decorrência do deslizamento, o trabalho de retirada do barro e demais materiais segue sendo feito e, apenas após a finalização dessa etapa é que as buscas poderão ser consideradas encerradas.