No último sábado (28/06), os bois-bumbás de Nhamundá, representados pelo Boi Finlandinho, Boi Mestrinho, Boi Vitorioso e Boi Estradinha, receberam do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os certificados de reconhecimento dessas manifestações para a cultura brasileira, tornando-os patrimônio cultural brasileiro.
A solenidade, que aconteceu no Auditório do Centro de Cultura e Memória de Parintins, contou com a presença do presidente do Iphan, Leandro Glass, da superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro, da secretária municipal de cultura de Parintins, Rozenilce Santos, da presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella, e do presidente do Fórum dos Secretários Municipais de Cultura do Amazonas, Maick Soares, além dos representantes dos bois de Nhamundá.
Os bois-bumbás de Nhamundá são grupos de escolas públicas localizadas no município, que são incentivados pelo legado cultural do Festival Folclórico de Parintins, considerado o maior festival a céu aberto do mundo. São grupos formados por crianças e adolescentes que encontram nessas manifestações uma forma de brincar de boi, realizar o sonho de serem itens e demonstrar todo o amor que sentem pela manifestação cultural.
“É bom registrar que o pedido de reconhecimento partiu dos próprios detentores de Parintins e de outros municípios do Amazonas. São os grupos que estão nas escolas públicas, nas pequenas comunidades, nos pequenos municípios. Eles são a base. Eles são a verdadeira essência, porque sem eles não vai ter o futuro do boi, a salvaguarda do boi”, afirmou o presidente do Iphan, Leandro Grass.
Para apresentar o grande feito dessa conquista para o município, a Prefeitura de Nhamundá, através da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtuc), também realizou nesta quinta-feira (03/07) a cerimônia da entrega dos certificados para os representantes dos bois, diante de pais, responsáveis, servidores municipais, autoridades e demais pessoas que estiveram presentes na Escola Municipal Professor Gaudêncio, localizada na cidade de Nhamundá.
Para o vice-prefeito, Neto Carvalho, essa conquista é fruto do trabalho da gestão municipal em parceria com a secretaria de turismo e cultura, que tem gerado oportunidades de fomento e valorização para os bois de Nhamundá. “Parabenizo o Boi Vitorioso, o Boi Mestrinho, o Boi Estradinha e o Boi Finlandinho por essa conquista. Essa é a prova de que hoje, por meio do trabalho e da implementação de políticas públicas culturais desenvolvidas em nosso município, podemos promover a cultura local e regional das comunidades e escolas”, disse.
Todos os quatro bois estiveram presentes na cerimônia, representados pelos gestores das escolas de onde são oriundos. Após as certificações, os bois realizaram apresentações individuais e coletivas, junto aos seus itens e brincantes, uma verdadeira festa para celebrar o feito histórico para cada um dos bois, que agora são reconhecidos como patrimônio cultural do Brasil.
