Anúncio Mobile: Fale Conosco pelo WhatsApp Anúncio Desktop: Fale Conosco pelo WhatsApp
Evento&Sabor

Bois-bumbás de Manaus recebem certificados de Patrimônio Cultural Brasileiro do Iphan

Compartilhe!
Bois-bumbás de Manaus recebem certificados de Patrimônio Cultural Brasileiro do Iphan
Foto: Divulgação
Compartilhe!

Seis bois-bumbás de Manaus — Brilhante, Clamor de Um Povo, Corre Campo, Galante, Garanhão e Tira Prosa — receberam, na última sexta-feira (22/8), os certificados de Patrimônio Cultural Brasileiro, entregues pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) durante a programação do Mês do Patrimônio no Amazonas.

As agremiações fazem parte do Complexo Cultural do Boi-Bumbá do Médio Amazonas e Parintins, registrado como Patrimônio Cultural do Brasil em 2018. O reconhecimento amplia a política de salvaguarda do Iphan e valoriza a tradição, que carrega a identidade amazônica e brasileira.

Para a superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro, a entrega reforça a importância da manifestação. “Valorizamos tanto os grandes festivais quanto as expressões locais e comunitárias que mantêm viva essa tradição”, destacou.

Representantes dos bois também comemoraram a conquista. Leon Medeiros, presidente do Corre Campo, afirmou que o título “abre novas perspectivas e simboliza a oportunidade de escrever novas histórias”. Já Cine Lopes, do Boi Brilhante, ressaltou que o reconhecimento “vai abrir portas para fortalecer ainda mais os festivais e manter viva a cultura amazônica”.

Tradição centenária

O Boi-Bumbá chegou à Amazônia no século 17, pelas missões jesuíticas, misturando influências indígenas, negras e nordestinas. Ao longo do tempo, consolidou-se em diferentes formas:

  1. Boi de Terreiro – com enredo tradicional da morte e ressurreição do boi;
  2. Boi de Rua – realizado em espaços urbanos, com participação direta da comunidade;
  3. Boi de Arena – popularizado em Parintins, com o festival que reúne milhares de pessoas todos os anos no Bumbódromo, na disputa entre Caprichoso e Garantido.

Compartilhe!
Related Articles

Tarcia Ciarlini é coroada Miss Universe Amazonas 2026 e inicia preparação rumo ao nacional

Modelo internacional, trilíngue e com carreira iniciada aos 10 anos, amazonense entra...

IV Congresso Nacional Multiprofissional de Saúde reúne especialistas para debater desafios do cuidado na Amazônia

Especialistas debatem soluções urgentes para superar barreiras e ampliar o cuidado na...