Parintins (AM) – A religiosidade faz parte da cultura brasileira, principalmente quando se trata de festas populares. E não é diferente com o Festival de Parintins, uma das maiores celebrações folclóricas do país, que acontece todos os anos, na cidade de Parintins, no Amazonas. A festa, que reúne os Bois Caprichoso e Garantido, é um verdadeiro espetáculo de cores, música e dança, que atrai turistas de todo o mundo.
Neste ano, a diretoria da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, artistas e demais trabalhadores da associação folclórica participaram de uma Santa Missa em memória festiva a Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins.
A celebração religiosa foi realizada na Igreja Matriz e teve como objetivo rogar a proteção da Virgem do Carmo para mais uma realização do Festival de Parintins, que acontece nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho, no Bumbódromo.
Durante a missa, os integrantes do Garantido conduziram o estandarte do bumbá e os trabalhadores do boi entraram com os cálices, vinho e água, além do estandarte, no momento do ofertório.
Para a diretora financeira do Garantido, Ana Lourdes Miranda, a religiosidade faz parte do Festival de Parintins e principalmente do Boi Garantido, que nasceu da promessa de seu criador, Lindolfo Monteverde. “A nossa devoção a Nossa Senhora do Carmo é cantada e decantada nas toadas do nosso boi e nada mais importante que pedir as benções à nossa padroeira para mais uma festa. Que Nossa Senhora do Carmo proteja a todos”, ressaltou a diretora.
Já o diretor administrativo Adson Silveira, avaliou que poder participar de uma celebração específica para pedir benções para o bom êxito do Festival é um momento único para os devotos de Nossa Senhora. “Além de pedir proteção, nós também fomos para agradecer todas benções recebidas, uma vez que os trabalhos para mais esse festival têm sido também de benção”, pontuou Adson.