A Bemol, uma das maiores varejistas presentes na Amazônia Ocidental (composta pelos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima) e no Norte do Brasil, passou por uma transformação digital impulsionada pela criação de um app da marca e pelo projeto integrado de migração para a plataforma VTEX, uma solução de comércio digital composable e completa para grandes empresas. Como resultado da investida, a empresa obteve um aumento de 12% nas taxas de conversão e um crescimento de 33% na receita média por sessão (ou seja, a receita gerada pelas vendas a partir dos acessos de cada usuário).
Líder na região Amazônica, a Bemol conta com 39 lojas físicas, 49 farmácias, 4 mercados e uma rede logística complexa. A empresa precisava de uma solução capaz de atender às suas particularidades logísticas e aumentar a escalabilidade do seu e-commerce. Até então, a plataforma de vendas online que possuía, embora funcional, não estava preparada para suportar o crescimento acelerado do negócio, nem para oferecer a experiência digital que os consumidores da região Amazônica exigiam. Desafios como a integração de múltiplos meios de pagamento, a falta de um checkout eficiente e a complexidade logística, que envolve modais terrestres, fluviais e rodofluviais, limitavam a operação e a experiência do cliente.
Segundo Luck Jucá, Head of Digital Commerce da Bemol, o apoio do time VTEX foi essencial na construção da melhor arquitetura para realizar todas as adaptações no ecossistema da companhia.
“Tínhamos uma realidade estável, mas sem previsão de expansão. Decidimos migrar para a VTEX visando o crescimento acelerado no e-commerce e a experiência do cliente. Conseguimos montar uma arquitetura robusta e clara que possibilita adaptações necessárias para suportar as especificidades logísticas da região e isso só foi possível graças à proximidade do time durante a implementação da plataforma”, comentou.
Os mercados da Bemol estão localizados nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. A empresa atua em canais online para o varejo desde 2001 e para a indústria de farma desde 2019, fazendo entregas para 389 cidades.
Grande parte do transporte das encomendas é feito por embarcações e combinações rodofluviais, além dos meios terrestres e aéreos. As entregas de barco são fundamentais para alcançar regiões isoladas, permitindo opções como agendamento de datas e horários de saída ou coleta em pontos definidos pelo cliente. Apesar das dificuldades logísticas da região, a digitalização dos processos permitiu à empresa ter uma gestão mais eficiente das operações, desde o pedido realizado em seus canais de vendas até a entrega final, sem perder de vista as particularidades locais.
“Nas regiões mais isoladas, não nos limitamos ao transporte convencional. Aqui, utilizamos embarcações e rotas fluviais para garantir que o produto chegue com a mesma eficiência, seja por terra, ar ou mar. Afinal, cada detalhe do nosso serviço é pensado para superar os desafios regionais e atender nossos clientes com flexibilidade e compromisso. Este é um grande diferencial da Bemol e motivo que fortalece nossa presença na região”, revela Luck Jucá, da Bemol.
A implementação do projeto integrado com a VTEX teve início em junho de 2024, com o objetivo de buscar soluções mais robustas e oferecer uma melhor experiência aos clientes. E os resultados já são percebidos pela companhia. Após a conclusão da migração para a plataforma VTEX, o tráfego orgânico cresceu 8%, impulsionado por um desempenho 56% mais rápido.
“Na prática, isso significa que o site ficou mais veloz, com uma melhor performance e tempo de carregamento reduzido, otimizando o carregamento em dispositivos móveis com baixa capacidade de processamento e conectividade limitada. Tanto o site como o app da Bemol rodam perfeitamente em diversos dispositivos”, explica Fábio Schimidt, VP Solution Engineer da VTEX.
Em termos de experiência do cliente, outro ganho percebido foi a flexibilidade e possibilidade de combinação de métodos de pagamento, dando maior poder de escolha ao cliente (como crediário e bônus) e os demais presentes no mercado, como cartões e pagamento via PIX.
O Crediário Bemol, por exemplo, oferece aos clientes a possibilidade de financiar suas compras diretamente na plataforma, com opções flexíveis de entrada e parcelamento ajustadas ao histórico de crédito e perfil de cada consumidor. Os programas de fidelidade da Bemol, como Vale-Crédito e Bônus Bemol, permitem o uso de valores acumulados para abatimento em compras, enquanto o checkout foi otimizado para incluir o PIX, além de cartões de crédito e débito.
“Desenhamos uma solução para a Bemol que passou pela integração dos dois sites, um voltado para varejo e outro para produtos de farmácia, além disso o app foi desenvolvido consultando nossas APIs e conectando com a plataforma. Por meio da plataforma da VTEX, conseguimos fornecer mais flexibilidade à jornada de compra e integrar a logística singular da Bemol, para que siga atendendo de forma eficiente às demandas únicas da região Amazônica”, conta Fábio.
Com o objetivo de elevar ainda mais a experiência do cliente, a Bemol planeja, para este ano, fortalecer sua estratégia omnichannel. A iniciativa inclui a integração completa dos canais online e offline, além da ampliação das opções de entrega.
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Sobre a VTEX
A VTEX (NYSE: VTEX) é uma plataforma de comércio composable e completa que proporciona eficiência e reduz custos de manutenção para empresas que buscam otimizar seus investimentos em TI e modernizar seu stack tecnológico. Por meio de nossa abordagem de pragmatic composability, oferecemos a marcas, distribuidores e varejistas uma flexibilidade sem igual e soluções completas, permitindo que se foquem apenas em iniciativas que geram uma vantagem competitiva clara e maximizam os lucros. A VTEX conta com a confiança de 2.600 clientes B2C e B2B globais, incluindo Carrefour, Colgate, Motorola, Sony, Stanley Black & Decker e Whirlpool, com 3.500 lojas online ativas em 43 países (dados do ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2023). Para obter mais informações, acesse www.vtex.com.
Sobre a Bemol
Fundada em 1942, a Bemol é uma empresa comprometida em oferecer produtos de qualidade e serviços que fazem a diferença no dia a dia de seus clientes. Com mais de 80 anos de tradição e confiança, a Bemol está presente na Amazônia Ocidental, atendendo cidades como Manaus, Porto Velho, Boa Vista e Rio Branco. A empresa conta com 39 lojas físicas, 49 farmácias, 3 mercados, 23 loterias e 6 centros de distribuição, além de um site que atende todo o Brasil, disponibilizando os produtos oferecidos em suas lojas físicas e diversos outros serviços.