O vereador e ex-presidente do Boi Caprichoso, Babá Tupinambá, confirmou que pretende disputar a presidência do bumbá azul e branco em 2026. A declaração foi feita por ele nas redes sociais e em grupos de mensagens. “Vai ter eleição sim em 2026”, afirmou, indicando que quer voltar a liderar a Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso.
Babá foi presidente entre 2017 e 2019 e ficou marcado pelas conquistas dos títulos de 2017 e 2018. Durante sua gestão, também inovou ao usar tecnologia na arena, como o famoso guindaste cenográfico. Agora, ele quer retomar o protagonismo no bumbá e já começou a movimentar os bastidores com publicações nostálgicas, como a lembrança do placar de “6 a 0” sobre o Garantido.
A atual gestão do Caprichoso, liderada por Rossy Amoêdo e o vice Diego Mascarenhas, termina em 2026. Desde 2016, o boi azul não realiza uma eleição com voto direto dos sócios. Babá foi o último a vencer nas urnas, ao derrotar o advogado João Vinícius. Os presidentes seguintes — Jender Lobato e o próprio Rossy — foram escolhidos por aclamação.
Nos bastidores, a expectativa é que a eleição de 2026 seja disputada e marcada por grande participação dos sócios, principalmente após a vitória apertada contra o Boi Garantido no Festival de Parintins de 2025. A volta da eleição direta pode reacender debates sobre o futuro do Caprichoso — e Babá Tupinambá quer estar no centro dessa nova fase.
