Manaus (AM) – Nesta segunda-feira (29/5), o tema, violência nas escolas voltou a ser debatido na Câmara Municipal de Manaus (CMM) através de Audiência Pública presidida pelo vereador Professor Samuel e promovida pela Comissão de Educação conjunta com a Comissão de Segurança da Casa Legislativa.
“Sabemos que a prevenção e a repressão a violência nas escolas devem ocorrer em diversas frentes, hoje trouxemos novamente esta discussão ao plenário para destacar o cuidado à saúde mental dos estudantes, a prevenção contra o bullying, a restrição ao acesso a armas, a jogos e sites que promovam violência e discursos de ódio e a diminuição da desigualdade, além da importância dos profissionais de segurança nas escolas possibilitando que crianças e adolescentes vivam em ambientes mais sadios”, destacou o Presidente da Comissão de Educação, Professor Samuel.
A Audiência Pública atende a requerimentos solicitados pelas Comissões de Educação e Segurança quando uma onda de atentados as escolas atingiram todo Brasil, com casos alarmantes na cidade de Manaus.
O Deputado Estadual Comandante Dan Câmara destacou a importância de momentos como este para direcionar medidas mais eficazes. “Nós precisamos compreender e inserir um modelo que garanta a segurança dos alunos, professores e demais profissionais que atuam nas diversas unidades escolares. O sistema de defesa social e a segurança da escola vai além de colocar policiais armados para proteção”, destacou.
Compuseram também a mesa o Sr. Hermes Silva, Coronel da Polícia Militar representando o Secretário de Estado de Segurança Pública; o Sr. Harley Noronha, Major da Polícia Militar representando o Comandante Geral da Polícia Militar; o Sr. Vanderli Cunha, Presidente do Sindicato de Vigilantes de Manaus; o Sr. Sérgio Fontes, Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social e os parlamentares Deputado Estadual Comandante Dan Câmara e os vereadores Capitão Carpê, Roberto Sabino e Dione Carvalho.
Professor Samuel ainda ressaltou a importância de pensar em soluções em conjunto. “São problemas sociais que precisam ser tratados e para isso é fundamental a união da família, da escola e dos órgãos de proteção. Sabemos que é um momento de grandes desafios, medidas já foram tomadas, mas não podemos apenas esquecer, vamos buscar estabelecer uma rede articulada, de mãos dadas, oferecendo experiências e sugestões capazes de solucionar os possíveis problemas”, finalizou.
Encaminhamentos
Ao final da audiência, o Vereador Professor Samuel informou que a Comissão vai elaborar um relatório do encontro e enviá-lo para os setores competentes. Além disso, o parlamentar anunciou que continuará com as jornadas sobre educação e que vai apresentar projetos sobre a saúde mental dos alunos da rede municipal.