Durante a Sessão Plenária desta segunda-feira (08/04), o Projeto de Lei nº 087/2023, de autoria do vereador Ivo Neto (PMB), foi aprovado pelos vereadores presentes e seguiu para sanção da Prefeitura.
A matéria dispõe sobre a criação da Campanha Municipal de Prevenção e Combate ao Turismo Sexual de Crianças e Adolescentes no município de Manaus.
As campanhas de combate ao turismo sexual desempenham um papel crucial na proteção dos direitos humanos. Essas iniciativas visam conscientizar sobre os impactos negativos do turismo sexual, incluindo a exploração e o abuso de crianças adolescentes de comunidades vulneráveis.
Segundo o vereador, é necessário sensibilizar o público e as autoridades. Essas campanhas ajudam a combater a exploração sexual e a promover viagens responsáveis e éticas, contribuindo para um mundo mais justo e seguro para todos, principalmente para nossas crianças e adolescentes.
Somente em 2023, a Amazonastur realizou mais de 50 ações para tornar o turismo no estado mais seguro e responsável, conscientizando os prestadores de serviços. Manaus teve um aumento no número de estupros de crianças e adolescentes, com o registro de 451 casos neste ano, ultrapassando a marca do ano anterior (415 casos).
Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Em 2022, o Amazonas liderou o aumento de estupros no país, com um crescimento de 37%, conforme dados divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública.