Manaus (AM) — A partir desta quinta-feira, 25/7, a feira do Produtor, uma das principais feiras abastecedoras da cidade, começa a receber obras de revitalização da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), após anos sem manutenção.
A feira, localizada na avenida Autaz Mirim, no bairro Cidade Nova, zona Norte, beneficia 300 permissionários, alcançando direta e indiretamente muitos outros trabalhadores. O local passará por uma intervenção, que visa garantir um papel importante na promoção da economia e na convivência social.
O secretário da Semacc, Wanderson Costa, destacou que a revitalização será executada em fases cuidadosamente planejadas, para não prejudicar os trabalhadores locais. Ele disse ainda que a iniciativa mostra o compromisso da prefeitura na valorização dos feirantes.
“Cada fase é de suma importância por um fato que os feirantes não podem deixar de trabalhar, o mais importante é manter o feirante trabalhando. A primeira fase desta obra inicia pelos banheiros, logo, em seguida os restaurantes. Um ponto importante é que fazemos um ciclo a cada cinco restaurantes reformados e atuaremos nos próximos”, informou.
As novas estruturas incluirão a remoção do telhado antigo e a instalação de um novo, melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, padronização dos espaços, revestimento cerâmico, novo piso, e banheiros com acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcDs).
Fases de revitalização
As obras avançam em fases planejadas em uma parte específica da feira. Uma vez concluída esta fase, se dará início à reforma das outras partes, visando modernizar o espaço de forma mais eficiente e funcional. Essa iniciativa visa tornar a feira, de quase quatro mil metros quadrados, em um ambiente mais organizado e atrativo, proporcionando melhores condições de trabalho para os feirantes e um ambiente mais acolhedor para a comunidade.
Dentre as fases previstas do projeto, após a reforma dos banheiros e restaurantes, serão revitalizados o galpão central de hortifruti e hortaliças, galpão da banana, galpão do pescado, e assim sucessivamente, até contemplar toda a feira, mudando totalmente o cenário do local.
Para a permissionária Michele Araújo, que trabalha há mais de 30 anos na feira do Produtor, a revitalização trará aumento nas vendas e mais lucro, além de atrair mais turistas e visitantes.
“Essa era uma feira que estava bastante deteriorada, não tinha visibilidade. Essa reforma vai beneficiar nós que recebemos a comunidade e os turistas. A expectativa é de mais clientela e mais venda”, comemorou.