AQUI É NOTÍCIA!
• Alerta Sanitário: Anvisa proíbe ‘chips hormonais’ e apreende lotes falsificados de medicamentos em todo o Brasil • Prefeitura de Manaus nega envolvimento em operação da Polícia Civil e repudia ‘narrativas mentirosas’ • Lista de Alvos: Quem são os presos no Amazonas na operação contra o ‘Núcleo Político’ do Comando Vermelho • Engrenagens do Crime: Operação Erga Omnes revela movimentação de R$ 70 milhões e ‘Núcleo Político’ infiltrado nos Poderes • Operação Erga Omnes: Investigadora da Polícia Civil é presa em esquema interestadual de tráfico e lavagem de dinheiro • Manaus em Obras: David Almeida acelera projetos de saúde e turismo em todas as zonas da capital • Como denúncias levaram à prisão de ex-apresentador de TV no interior do AM • Denúncia Grave: Ex-animador do Garantido responderá por estupro de vulnerável; veja os detalhes • Alerta Sanitário: Anvisa proíbe ‘chips hormonais’ e apreende lotes falsificados de medicamentos em todo o Brasil • Prefeitura de Manaus nega envolvimento em operação da Polícia Civil e repudia ‘narrativas mentirosas’ • Lista de Alvos: Quem são os presos no Amazonas na operação contra o ‘Núcleo Político’ do Comando Vermelho • Engrenagens do Crime: Operação Erga Omnes revela movimentação de R$ 70 milhões e ‘Núcleo Político’ infiltrado nos Poderes • Operação Erga Omnes: Investigadora da Polícia Civil é presa em esquema interestadual de tráfico e lavagem de dinheiro • Manaus em Obras: David Almeida acelera projetos de saúde e turismo em todas as zonas da capital • Como denúncias levaram à prisão de ex-apresentador de TV no interior do AM • Denúncia Grave: Ex-animador do Garantido responderá por estupro de vulnerável; veja os detalhes
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026
SIGA: Siga o Portal Remador no Google News News Portal Remador no Facebook Face Portal Remador no Instagram Insta
Logotipo branco Portal Remador
CENÁRIO POLÍTICO PODER E ESTADO
P U B L I C I D A D E
Home Política André Mendonça libera dados de banqueiro do Banco Master para a CPMI do INSS e aciona PF

André Mendonça libera dados de banqueiro do Banco Master para a CPMI do INSS e aciona PF

Ministro do STF revoga decisão de Dias Toffoli e restabelece acesso da comissão a dados bancários e telefônicos de Daniel Vorcaro em investigação sobre fraudes em aposentadorias.
André Mendonça libera dados de banqueiro do Banco Master para a CPMI do INSS e aciona PF - Portal Remador
Foto: Agência Brasil
Compartilhe!

Em uma decisão de forte impacto nos bastidores de Brasília e do Judiciário, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (20) a devolução imediata do acesso aos dados sigilosos do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, à CPMI do INSS. A medida marca uma guinada na condução do inquérito que apura um esquema de irregularidades em empréstimos consignados e descontos indevidos diretamente nas folhas de pagamento de aposentados.

🔍 O QUE VOCÊ PRECISA SABER (AUDITORIA IA):
  • A medida marca uma guinada na condução do inquérito que apura um esquema de irregularidades em empréstimos consignados e descontos indevidos diretamente nas folhas de pagamento de aposentados.
  • A determinação de Mendonça atende a um pleito da própria Comissão Parlamentar Mista de Inquérito e revoga o entendimento anterior do ministro Dias Toffoli.
  • Sincronia com a Polícia Federal Além de abrir os dados para a CPMI, André Mendonça ordenou que todo o material seja encaminhado à Polícia Federal (PF).

A determinação de Mendonça atende a um pleito da própria Comissão Parlamentar Mista de Inquérito e revoga o entendimento anterior do ministro Dias Toffoli. Até então, o material proveniente das quebras de sigilo telemático, bancário e telefônico estava sob custódia restrita da presidência do Senado, impedindo o avanço das investigações pelos parlamentares.

Sincronia com a Polícia Federal Além de abrir os dados para a CPMI, André Mendonça ordenou que todo o material seja encaminhado à Polícia Federal (PF). A corporação, que lidera o inquérito sobre as suspeitas de fraude envolvendo a instituição financeira, terá a missão de analisar os dados e, posteriormente, compartilhar os resultados técnicos com a comissão.

Na última quinta-feira (19), Mendonça já havia autorizado a retomada das perícias e diligências da PF, permitindo inclusive o compartilhamento interno de informações entre diferentes divisões da inteligência policial para acelerar o processo.

Nova Fase no STF A mudança na relatoria ocorreu há apenas uma semana. Sob o comando de Toffoli, o acesso às provas sofria restrições severas. Agora, com a entrada de André Mendonça, o inquérito ganha celeridade e transparência para os órgãos de controle. O Banco Master é peça central na investigação que tenta mapear como descontos não autorizados foram realizados em massa contra segurados do INSS em todo o Brasil.

Análise Editorial: A decisão do ministro André Mendonça altera o equilíbrio de forças entre o Judiciário e o Legislativo neste caso. Ao liberar o acesso à CPMI, o STF sinaliza que a apuração sobre o Banco Master não ficará restrita aos tribunais, permitindo o escrutínio político e público. Para o cidadão de Manaus ou Curitiba que depende do INSS, essa transparência é vital para a segurança de seus rendimentos.

Siga o Portal Remador:

Compartilhar Notícia:

Análise Editorial Remador
"Em uma decisão de forte impacto nos bastidores de Brasília e do Judiciário, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (20) a devolução imediata do acesso aos dados sigilosos do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, à CPMI do…"
© Redação Portal Remador | Conteúdo Auditado, Verificado e Hiper-Local
Auditado