News Ticker Elegante
CARREGANDO --:--
Continua depois da publicidade

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), encerrou, na quinta-feira (03/04), a semana de ação integrada para ordenar e regularizar os serviços turísticos em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A operação, que teve início na segunda-feira (31/03), é uma iniciativa estratégica do Governo do Amazonas para preparar o município para o 58° Festival de Parintins, que será realizado nos dias 27,28 e 29 de junho.

Durante a ação, foram realizados atendimentos para inclusão e renovação no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), sistema do Ministério do Turismo (MTur), além do credenciamento de estabelecimentos no chatbot Amazonas To Go e orientações na linha de financiamento do programa +Crédito Amazonas.

O balanço da ação inclui: 11 novos cadastros no Cadastur; duas renovações e a adesão de 11 estabelecimentos ao chatbot Amazonas To Go; além de cerca de 30 visitas técnicas de sensibilização e fiscalização em agências, transportadoras e meios de hospedagem locais. Atualmente, Parintins conta com 90 empreendimentos regularizados no Cadastur e 76 inseridos no Amazonas To Go.

A chefe do Departamento de Registro e Sensibilização da Amazonastur, Giovanna Tapajós Maués, reforçou que a iniciativa busca garantir mais segurança ao turista e fortalecer a economia local.

“Nosso objetivo é orientar, organizar e valorizar o turismo legal e de qualidade. Essa ação contribui para que o município esteja ainda mais preparado para receber turistas durante o Festival de Parintins, além de estimular a formalização e a visibilidade dos empreendimentos turísticos locais”, pontuou gestora.

A relevância da ação também foi destacada por prestadores de serviços, como o chef Samarone Moura, proprietário da Charcutaria Artesanal SM do Churrasclube Parintins. Para ele, a presença da Amazonastur e a parceria com outros órgãos públicos contribuem para a consolidação do turismo na cidade.

“A gente fica muito feliz em receber a visita da Amazonastur para fortalecer e consolidar a cadeia turística no nosso município. Essa ação é de grande relevância, principalmente, por envolver outros órgãos importantes. Esse apoio conjunto orienta os empresários locais e prepara a cidade para acolher bem os turistas que vêm prestigiar o Festival de Parintins”, destacou.

A operação contou com a participação de diversos órgãos estaduais e municipais, incluindo Prefeituras Municipal, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Militar (PMAM), Secretaria Municipal de Turismo, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Finanças (Semef) e Secretaria Municipal de Comunicação.

A ação em Parintins faz parte da agenda contínua da Amazonastur, que já esteve nos municípios Tefé e Borba, em 2025. A próxima etapa será em Barcelos, de 9 a 13 de abril, com o lançamento do chatbot Amazonas To Go, no dia 12, e a realização do Workshop de Turismo Sustentável, destacando o compromisso com a inovação e a qualificação do setor.

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: [email protected] Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

Continua depois da publicidade