Ticker Contínuo

O Amazonas está entre os estados com as menores taxas de homicídio do Brasil em 2025, segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O estado alcançou uma taxa de 15,55 homicídios por 100 mil habitantes no primeiro trimestre, a 11ª menor do país, posicionando-se dentro da meta estabelecida para o ano de 2030 pelo Plano Nacional de Segurança.

Na comparação com os estados das regiões Norte e Nordeste, o Amazonas teve a 2ª menor taxa entre os 16 estados analisados, ficando atrás apenas de Tocantins e Sergipe. A média da região Norte é de 20,02 e, no Nordeste, 26,71.

O secretário de Segurança Pública, Vinícius Almeida, credita os bons resultados ao programa Amazonas Mais Seguro, criado pelo Governo do Estado. “O desafio é continuar reduzindo esses índices. Agora no primeiro trimestre, conseguimos uma redução espetacular. Isso nos deixa muito orgulhosos, porque consolida dizer que estamos no caminho certo”, afirmou.

Continua depois da Publicidade

Entre janeiro e março de 2025, o Amazonas registrou o menor número de homicídios dos últimos 19 anos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), foram 165 assassinatos no estado — uma queda de 35,7% em relação ao mesmo período de 2024, que teve 257 crimes dessa natureza.

Na capital, a redução foi ainda mais expressiva: 42,6%. Enquanto nos três primeiros meses de 2024 houve 159 homicídios, o mesmo período em 2025 teve 92 ocorrências. No interior, a queda foi de 25,5%, com os registros caindo de 98 para 73.

Os resultados são atribuídos a ações integradas das forças de segurança e aos investimentos promovidos pelo Governo do Amazonas. Desde 2019, mais de R$ 1,16 bilhão foram destinados ao fortalecimento da Segurança Pública, por meio do programa Amazonas Mais Seguro. Entre as medidas adotadas, estão a realização de concursos, convocação e formação de novos policiais civis e militares. Ao todo, 2,8 mil aprovados no concurso de 2022 já foram convocados pelo governo estadual.

“São reduções históricas e que chamam atenção, mas nada é de graça. Tudo isso é fruto de muito planejamento e da soma de esforços entre as instituições. E elas estão funcionando bem porque houve investimento”, concluiu Vinícius Almeida.

Remador no Instagram Siga no Instagram
portalremador_ REMADOR - Notícias sobre o Amazonas e Política 👉 Notícias do Amazonas e política na palma da sua mão. ⏰ A cada minuto, uma nova notícia 📢 Anuncie no portal que conecta o Amazonas.
Continua depois da publicidade
Exit mobile version