URGENTE
Portal Remador
Selo Editorial
EDITORIAL
Amazonas+
Urgente Presidente de ‘A Grande Família’ é preso em Manaus após denúncia de agressão contra ex-companheira
Manaus, Sexta, 6 de Fev de 2026
Assuntos:
#PREFEITO DAVID ALMEIDA #POSSE DA ALEAM #ABERTURA TRABALHOS CMM #POLÍCIA PRENDE#GOVERNADOR WILSON LIMA #AUXÍLIO ESTADUAL #CONCURSO SEGURANÇA AM #CARNAILHA 2026#FESTIVAL DE PARINTINS #REFORÇO POLICIAL INTERIOR #DAVID ALMEIDA REELEIÇÃO #INVESTIGAÇÃO PF#PASTORA PRESA MANAUS #TRÂNSITO AVENIDA DAS TORRES #MORTES NO COMANDO VERMELHO #PREFEITURA DE MANAUS
P U B L I C I D A D E
Home Amazonas+ Amazonas avança na gestão das águas com criação do Comitê da Bacia do Igarapé do Quarenta

Amazonas avança na gestão das águas com criação do Comitê da Bacia do Igarapé do Quarenta

O Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), realiza nesta sexta-feira (31/10) a 1ª Capacitação para Implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta (CBH-40). A ação, que integra o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), […]
Por Weliton Nunez | jornalista | MTB 1697/AM | Jornalista | MTB 1697/AM
Publicado em 28/10/2025 às 12:21
Amazonas avança na gestão das águas com criação do Comitê da Bacia do Igarapé do Quarenta
FOTO: Tiago Corrêa/UGPE
Compartilhe!

O Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), realiza nesta sexta-feira (31/10) a 1ª Capacitação para Implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta (CBH-40). A ação, que integra o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), será realizada no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), no bairro Japiim, zona sul da capital, das 8h às 12h.

RESUMO DO REMADOR +
  • A ação, que integra o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), será realizada no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), no bairro Japiim, zona sul da capital, das 8h às 12h.
  • O evento marca o início do processo de implantação do CBH-40, reunindo representantes do poder público, sociedade civil e usuários do sistema de abastecimento de água.
  • O objetivo é fortalecer a gestão participativa e integrada dos recursos hídricos, promovendo o diálogo e a corresponsabilidade na preservação do meio ambiente.

O evento marca o início do processo de implantação do CBH-40, reunindo representantes do poder público, sociedade civil e usuários do sistema de abastecimento de água. O objetivo é fortalecer a gestão participativa e integrada dos recursos hídricos, promovendo o diálogo e a corresponsabilidade na preservação do meio ambiente.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE

O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, destacou que a criação do Comitê reforça o compromisso do governador Wilson Lima com a sustentabilidade e a governança ambiental.

“Estamos construindo um modelo que integra desenvolvimento urbano e preservação ambiental. O comitê será um espaço de diálogo e cooperação entre governo e sociedade para garantir o uso responsável da água”, afirmou Campêlo.

A capacitação busca aprofundar o conhecimento sobre a importância da bacia hidrográfica, seus objetivos e o papel estratégico do Comitê na gestão sustentável das águas do Igarapé do Quarenta.

De acordo com o subcoordenador de Projetos Ambientais da UGPE, Otacílio Cardoso Júnior, os recursos do Prosamin+ — com investimento de US$ 500 mil do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida estadual de US$ 74 mil pela Sema — estão sendo aplicados na elaboração do Plano de Bacia Hidrográfica (PBH-40) e na criação do Sistema Estadual de Informação sobre Recursos Hídricos e Saneamento Básico.

O secretário da Sema, Eduardo Taveira, ressaltou que a iniciativa representa um avanço na consolidação da governança hídrica no estado.

“O CBH-40 vai garantir que a gestão das águas seja feita de forma participativa, transparente e sustentável, fortalecendo o papel da sociedade na proteção dos nossos recursos naturais”, destacou Taveira.

A criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta segue as diretrizes da Lei Federal nº 9.433/1997 e da Lei Estadual nº 3.167/2007, que estabelecem as políticas nacional e estadual de recursos hídricos. O comitê será um espaço democrático voltado à mediação de conflitos sobre o uso da água, à promoção da governança ambiental e à sustentabilidade hídrica da região.

COMPARTILHAR

Acompanhe o Portal Remador. Conteúdo autoral protegido.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE