Manaus (AM) — Os alunos da Escola Estadual Roberto dos Santos Vieira, localizada no bairro Nova Cidade, zona Norte da capital amazonense, participaram do projeto “Literatura em Quatro Cenas: Feminismo e cultura por uma educação antirracista, decolonial e insubalterna”, que aconteceu na última sexta-feira, 24/05, e busca desenvolver uma visão crítica e contextualizada da vida e da sociedade dentro e fora da escola.
O projeto de literatura, contou com a presença de mais de 80 alunos da rede estadual de ensino e teve o objetivo de aproximar os estudantes de políticas educacionais e culturais, com temas sobre racismo, discriminação e intolerância de gênero.
A iniciativa foi contemplada em um dos editais da Lei Paulo Gustavo, disponibilizado pelo Governo do Amazonas, por meio do Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (Conec), e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc).
A proponente do projeto, a escritora, pesquisadora da cultura amazônica, produtora cultural e Pós-doutora em Literatura pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Iná Isabel Rafael, comentou que, para ela, tem sido muito importante poder levar a literatura, a arte, e a cultura, para os adolescentes, principalmente, para a região de periferia de Manaus.
“Esse projeto está permitindo que esses alunos tenham acesso a uma tarde e noite divertida, leve e cheia de aprendizado, mostrando para eles, mais sobre a literatura produzida no nosso Estado e buscando despertar o gosto pela leitura e pela escrita entre os estudantes, além de fazer com que ampliem o conhecimento sobre temas importantíssimo e atuais na nossa sociedade, como discriminação racial e o preconceito contra a diversidade sexual” explicou a escritora.
A dinâmica do projeto envolveu uma mesa de abertura com o tema “Cenas e cenários da literatura brasileira”, onde as participantes da mesa puderam falar um pouco sobre suas experiências dentro da área da literatura, e teve a presença da coordenadora do projeto; da escritora, professora e mestranda pela UFAM, Débora Bacellar; da professora do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (PPGLA-UEA) e Pós-doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB), Renata Rolon, além da participação da escritora, professora, fotógrafa e presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB/AM), Silvia Grijó.
A programação também contou a palestra “Você sabe o que é Letramento Literário?” ministrada pela Mestranda em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFAM (PPGL/UFAM), Valéria Lima, e pela Mestra em Letras (UFAM) e professora concursada da Secretaria de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), Odenize Araújo.
O projeto também contou com a exposição do Coletivo MáTinta HQ, além de um bate-papo sobre a produção de quadrinhos, em Manaus. O Coletivo MáTinta é um grupo de mulheres apaixonadas por arte e quadrinhos, atuando desde 2019 e colorindo o cenário artístico de Manaus.
A roda de conversa “Para entender o Brasil: racismo, preconceito e subalternidade” também fez parte da programação do projeto com a participação da Mestranda em Antropologia Social pela UFAM, e idealizadora e coordenadora do Coletivo de Indígenas LGBTQIAPN+ do Amazonas, Thaís Desana, e da escritora, mestra da cultura e apresentadora, Márcia Antonelli.
Finalizando a roda de debates do projeto “Literatura em Quatro Cenas”, a professora do Curso de Graduação em Letras e do Curso de Mestrado pela UFAM, e Pós-doutora em Literatura (UFPB), Cássia Nascimento, realizou a contação de história “As personagens dos 13 anos de ensino de literatura: do livro a sala de aula”.
Sobre a proponente
Iná Isabel Rafael, é escritora, pesquisadora da cultura amazônica, produtora cultural e editora na Amazônica Edições. Pós-doutora em Literatura pela UFAM. Atuante nas áreas de estudos Linguísticos e Literários, Culturas e Sociedades brasileiras. Além de líder do grupo de pesquisa Gremplexa/UFAM.
Fotos: Fábio Simões