Alunos da Fametro são premiados em competições na Campus Party Amazônia
Alunos da Fametro são premiados em competições na Campus Party AmazôniaPortal Remador

Manaus (AM) – Alunos dos cursos de Tecnologia da Informação e de Gastronomia da Fametro foram premiados em competições na Campus Party Amazônia, que foi realizada em Manaus, entre os dias 11 e 15 de outubro, no Centro de Convenções Studio 5, na zona sul de Manaus.

O aluno do 4º período de Gastronomia da Fametro, Lucas Estevan, foi o vencedor da competição Printer Chef, que consistia em harmonizar pratos que continham alimentos impressos em 3D, sendo a primeira competição de gastronomia 3D do Brasil.

Ao todo, quatro alunos do curso de Gastronomia da Fametro participaram da competição.

audiencia-e-credibilidade Alunos da Fametro são premiados em competições na Campus Party Amazônia

Como prêmio, Lucas vai viajar para São Paulo para participar da competição nacional em 2024 e também ganhou um curso online de food business da Escola Criativa de Artes Britânicas (EBAC). O vencedor da competição nacional ganhará uma viagem para Buenos Aires para um curso com um chef renomado.

“Foi uma oportunidade muito gratificante. Quero agradecer a professora Márcia Regina, nossa coordenadora do curso de Gastronomia, quando ela fez o convite, eu não pensei duas vezes. Eu vi que era uma oportunidade de mostrar o meu potencial, o meu trabalho”, disse.

Na etapa final, o prato precisava harmonizar com uma peça de tambaqui bioimpresso. Lucas então fez um sorrentino recheio com tambaqui selado e macerado, e banana. Ele também fez um velouté de açaí e azeite de jambu, finalizado com jambu frito.

Já para o prato doce, era necessário harmonizar com um doce de cupuaçu impresso no formato de uma flor de dez pétalas. Lucas fez um brigadeiro de tucupi e foi intercalando entre as pétalas do doce com o brigadeiro e o azeite de jambu, ele ainda incluiu uma farofa de castanha e um beiju de tapioca.

VEJA TAMBÉM:  Prefeitura de Manaus retira lixo da orla da Manaus Moderna

“Eu nunca tinha trabalhado com alimento impresso, não conhecia, então foi bem desafiador. Agora a responsabilidade é maior ainda de ir pra São Paulo e espero representar bem a região Norte”, declarou.
Projetos premiados

Numa das competições organizadas dentro da Campus Party Amazônia, a “Maratona de Negócios Sebrae”, alunos da Fametro também foram premiados nas terceira e segunda colocações. O objetivo da maratona era capacitar mentes inovadoras e auxiliar no desenvolvimento se seus empreendimentos. Como prêmio, os alunos receberam ingressos para a próxima edição da Campus Party no Brasil.

Elnatã Correa, do 4º período de Engenharia da Computação da Fametro, fez parte da equipe que desenvolveu o aplicativo “FreelaSpace”, que ficou em terceiro lugar, e que facilita a conexão entre o universitário, que busca estágio, e empresas que precisam preencher vagas de trabalho, para serviços de freelancer.

“Sabemos que hoje muitos universitários não conseguem estágio logo, e às vezes até termina a faculdade sem um estágio legal. Nós também temos a problemática da fuga de cérebros, que é quando as pessoas saem de uma empresa em busca de trabalhos em outros estados e países, deixando uma lacuna”, explicou Elnatã.

Para resolver este problema, Elnatã detalhou que o usuário entra na aplicação, cria um cadastro e coloca todos os projetos e currículo da carreira, e a estimativa de quanto quer ganhar. “E aí trazemos essa conexão com as empresas da área que a pessoa está atuando e marcamos uma reunião entre o empresário e universitário para a contratação”.

A equipe de Elnatã contou com alunos da Fametro, Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Colégio da Polícia Militar (CMPM2).

No segundo lugar, ficou o aplicativo “River Guardian”, com uma equipe formada inteiramente por alunos da Fametro, dos cursos de engenharia da computação, sistemas de informação e análise e desenvolvimento de sistemas.

VEJA TAMBÉM:  Vereador realiza "Maratona dos Bairros" e cutuca prefeito de Manaus

Victor Levy, aluno do 1º período de Engenharia da Computação da Fametro, participou da equipe. Com a seca extrema dos rios e a dificuldade para monitorar a descida das águas, a equipe desenvolveu uma bóia com um sonar que é capaz de fazer a medição com mais precisão.

“Nós também conseguimos ampliar esse sistema para identificar corpos estranhos, como pedras, banco de areias, troncos, qualquer coisa que poderia prejudicar o tráfego de uma embarcação”, disse.

Ainda segundo Levy, a ideia é que, mediante uma assinatura, comerciantes que necessitam de constante viagem possam usar o aplicativo e dependendo do nível de assinatura ter diversas funções para usar.

“Também pensamos em adaptar para a comunidade ribeirinha em preços mais acessíveis”, afirmou.

Além de Victor, participaram da equipe  Karen Santos, Vinicius Oliveira, Icaro Lima e Daniel Souza.

Confira nossos últimos Reels

Diretor de Jornalismo | MTB 1697/AM | E-mail: [email protected] Especializado em Política com cobertura dos bastidores da polítca no Amazonas.

© 2025 Portal Remador – Todos os direitos reservados | Produzido por RMD Publicidade Digital. 🎩 ELE É O DONO DOS MEUS CAMINHOS!