URGENTE
Logo
EDITORIA Amazonas+
Carnaval
Urgente Câmara aprova ‘Gás do Povo’ e garante botijão grátis para 15 milhões de famílias
Manaus, Terça, 3 de Fev de 2026
P U B L I C I D A D E
Home Amazonas+ A Advocacia-Geral da União pede investigação sobre preços dos combustíveis no Amazonas

A Advocacia-Geral da União pede investigação sobre preços dos combustíveis no Amazonas

A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou a abertura de uma investigação para apurar suspeitas de práticas anticoncorrenciais relacionadas à definição dos preços dos combustíveis no Amazonas, com foco na Refinaria da Amazônia (Ream), em Manaus. RESUMO DO REMADOR + A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou a abertura de uma investigação para apurar suspeitas de práticas […]
Por Redação do Portal Remador
Publicado em: 06/07/2025 às 19:30
A Advocacia-Geral da União pede investigação sobre preços dos combustíveis no Amazonas
Foto: Divulgação
Compartilhe!

A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou a abertura de uma investigação para apurar suspeitas de práticas anticoncorrenciais relacionadas à definição dos preços dos combustíveis no Amazonas, com foco na Refinaria da Amazônia (Ream), em Manaus.

RESUMO DO REMADOR +
  • A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou a abertura de uma investigação para apurar suspeitas de práticas anticoncorrenciais relacionadas à definição dos preços dos combustíveis no Amazonas, com foco na Refinaria da Amazônia (Ream), em Manaus.
  • O pedido foi encaminhado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), à Polícia Federal, à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e à Procuradoria Nacional da União de Patrimônio Público e Probidade.
  • A solicitação foi feita pelo Departamento de Assuntos Extrajudiciais da Consultoria-Geral da União (DAEX/CGU), a partir de informações da Casa Civil e do Ministério de Minas e Energia.

O pedido foi encaminhado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), à Polícia Federal, à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e à Procuradoria Nacional da União de Patrimônio Público e Probidade. A solicitação foi feita pelo Departamento de Assuntos Extrajudiciais da Consultoria-Geral da União (DAEX/CGU), a partir de informações da Casa Civil e do Ministério de Minas e Energia.

PUBLICIDADE

Segundo a AGU, entre julho de 2024 e junho de 2025, a Petrobras realizou sete reajustes nos preços nas refinarias: três aumentos e quatro reduções. As altas foram repassadas integralmente ou até com acréscimo aos consumidores, enquanto as reduções chegaram de forma parcial ou quase inexistente ao público final. Essa prática teria elevado artificialmente as margens de lucro de intermediários, principalmente na Região Norte do país.

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE

O impacto dessas ações é sentido no bolso dos consumidores, especialmente em regiões mais distantes dos grandes centros urbanos, como o Amazonas, onde o custo de vida é mais sensível aos preços dos combustíveis.

Caso as irregularidades sejam confirmadas, a AGU alerta que poderão ser aplicadas sanções administrativas, civis e criminais contra os responsáveis. Agora, o órgão aguarda os resultados das investigações conduzidas pelas entidades competentes.

Escrito por:

Redação do Portal Remador

A Redação do Portal Remador é composta por um time de jornalistas e correspondentes distribuídos estrategicamente pelo Brasil e pelo mundo. Nossa equipe monitora notícias em tempo real, entregando furos de reportagem, artigos analíticos e informações exclusivas. Atuamos com rigor técnico e agilidade para garantir que o leitor receba a notícia quente, verificada e com profundidade.

Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a notícia que chega até você!

Anuncie no Portal Remador
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Compartilhar
📱 WhatsApp 👥 Facebook 🐦 Twitter X 👔 LinkedIn
HOME INSTAGRAM FACEBOOK ANUNCIE